Macau, China, 14 out (Lusa) – O Governo de Macau confirmou hoje que vai substituir a representante local no secretariado permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

O secretariado permanente tem um secretário-geral (Chang Hexi, indicado por Pequim) e dois secretários-gerais-adjuntos (Vicente Manuel, indicado pelos países de língua portuguesa, e Echo Chan, indicada pelo Governo de Macau, que vai agora ser substituída por Cristina Morais).

Integram ainda o secretariado sete delegados de sete países de língua portuguesa (Portugal, Brasil, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Cabo-Verde e Timor-Leste).

Cristina Morais, atualmente chefe do Departamento de Relações Económicas Externas da Direção dos Serviços de Economia de Macau, vai substituir Echo Chan nos cargos de secretária-geral adjunta do Fórum Macau e de coordenadora do Gabinete de Apoio ao Secretariado Permanente do fórum.

A notícia da substituição de Echo Chan no Fórum Macau, sete meses após ter sido nomeada, foi avançada pela Rádio Macau e confirmada à agência Lusa pelo gabinete do secretário para a Economia e Finanças do Governo da região.

Contactada pela Lusa, Echo Chan não quis precisar a data de saída, afirmando que se encontra a ultimar trabalhos pendentes. A saída, disse, surge por motivos “pessoais e familiares”, não estando previsto que assuma outro cargo público brevemente.

A China estabeleceu a Região Administrativa Especial de Macau como a sua plataforma para o reforço da cooperação económica e comercial com os países de língua portuguesa em 2003, ano em que foi criado o Fórum Macau, que tem um secretariado permanente e reúne ao nível ministerial de três em três anos.

 

ISG (MP) // JMR – Lusa/fim
O avião "Ilha de Coloane" da Air Macau, no aeroporto de Macau, 19 de abril de 1998. INACIO ROSA / LUSA

O avião “Ilha de Coloane” da Air Macau, no aeroporto de Macau, 19 de abril de 1998. INACIO ROSA / LUSA

Observatório da Língua Portuguesa
autores Observatório da Língua Portuguesa

Partilhar