No mapa, podemos observar as tendências migratórias mundiais ao longo do tempo, podendo a pesquisa ser refinada a um dado local, com dados de entrada e saída de migrantes nesse respectivo país. Os dados são muito abrangentes no tempo da amostra, a análise pode ser feita desde 1990 até 2013.
No jornal El País:
Este é o momento na história em que mais pessoas vivem fora do seu país de origem. Em 2013, cerca de 232 milhões de pessoas eram migrantes internacionais, mais 78 milhões que em 1990.
Estes são alguns dados referentes a portugueses espalhados pelo mundo fora. França continua a ser o país com mais portugueses, e o Reino Unido, Espanha, Suíça e Luxemburgo foram os que mais viram chegar portugueses nos últimos 23 anos.
Os dados são provenientes da Divisão de População do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais (DESA) das Nações Unidas e podem ser consultados aqui. Estes números não incluem luso-descendentes. Portugueses e luso-descendentes até à terceira geração espalhados pelo mundo são mais de 30 milhões. Muitos destes números são recolhidos e estimados pelas entidades envolvidas.
FONTE: Emigrar