26 February 2021
Senador Cyro Miranda (PSDB-GO) quer que o novo acordo ortográfico da língua portuguesa entre em vigor a partir de 31 de dezembro de 2015

Reforma ortográfica sugerida pelo Brasil propõe que “omens” comam “qeijos”

Miranda quer colocar em prática uma nova reforma ortográfica nos países falantes da língua portuguesa. Dentre as mudanças propostas, as que mais chamam atenção é a extinção da letra “h” no início de palavras e a troca do fonema “ch” pela letra “x”
Vindo das divergências em  relação ao último acordo ortográfico em 2009 – que alterou 5% do vocabulário brasileiro – a Comissão de Educação do Senado conta com a coordenação dos professores Ernani Pimental e Pasquale Cipro Neto, que buscam sugestões de profissionais da área da educação através do site Simplificando a Ortografia.

“Quase ninguém sabe a ortografia em nosso País. Encontrar quem saiba usar hífen, j, g, x, ch, s, z, é algo raro. Até professores precisam recorrer a dicionários para confirmar como se escreve uma palavra ou outra, de tão complexo que é o nosso sistema.” (Ernani Pimentel)

Segundo o senador, serão realizadas videoconferências de professores de Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde antes do projeto entrar em fase de aprovação. As mudanças visam unificar as regras de idioma do Brasil, simplificando e acelerando o aprendizado da gramática, o que renderia ao País a economia de R$ 2 bilhões por ano.

Reforma ortográfica: o que mudaria?

Veja abaixo uma lista de palavras que sofreriam mudanças com a nova reforma ortográfica proposta, fornecida pelo site do Senado:

Homem – Omem
Hotel – Otel
Hoje – Oje
Humor – Umor
Harpia – Arpia
Harpa – Arpa
Guerra – Gerra
Guitarra – Gitarra
Chá – Xá
Flecha – Flexa
Macho – Maxo
Analisar – Analizar
Blusa – Bluza
Exemplo – Ezemplo
Exuberante – Ezuberante
Êxito – Êzito
Exigente – Ezigente
Exame – Ezame
Executar – Ezecutar
Existir – Ezistir
Amassar – Amasar
Açúcar – Asúcar
Moço – Moso
Pescoço – Pescoso
Auxílio – Ausílio
Asa – Aza
Brasília – B razília
Base – Baze
Paralisar – Paralizar
Avisar – Avizar
Música – Múzica
Meses – Mezes
Deuses – Deuzes
Pegajoso – Pegajozo


Fonte: http://blog.opovo.com.br/portugalsempassaporte/32673/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+PortugalSemPassaporte+%28Portugal+sem+passaporte%29

Também poderá gostar

Sem comentários