Miranda quer colocar em prática uma nova reforma ortográfica nos países falantes da língua portuguesa. Dentre as mudanças propostas, as que mais chamam atenção é a extinção da letra “h” no início de palavras e a troca do fonema “ch” pela letra “x”
Vindo das divergências em  relação ao último acordo ortográfico em 2009 – que alterou 5% do vocabulário brasileiro – a Comissão de Educação do Senado conta com a coordenação dos professores Ernani Pimental e Pasquale Cipro Neto, que buscam sugestões de profissionais da área da educação através do site Simplificando a Ortografia.

“Quase ninguém sabe a ortografia em nosso País. Encontrar quem saiba usar hífen, j, g, x, ch, s, z, é algo raro. Até professores precisam recorrer a dicionários para confirmar como se escreve uma palavra ou outra, de tão complexo que é o nosso sistema.” (Ernani Pimentel)

Segundo o senador, serão realizadas videoconferências de professores de Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde antes do projeto entrar em fase de aprovação. As mudanças visam unificar as regras de idioma do Brasil, simplificando e acelerando o aprendizado da gramática, o que renderia ao País a economia de R$ 2 bilhões por ano.

Reforma ortográfica: o que mudaria?

Veja abaixo uma lista de palavras que sofreriam mudanças com a nova reforma ortográfica proposta, fornecida pelo site do Senado:

Homem – Omem
Hotel – Otel
Hoje – Oje
Humor – Umor
Harpia – Arpia
Harpa – Arpa
Guerra – Gerra
Guitarra – Gitarra
Chá – Xá
Flecha – Flexa
Macho – Maxo
Analisar – Analizar
Blusa – Bluza
Exemplo – Ezemplo
Exuberante – Ezuberante
Êxito – Êzito
Exigente – Ezigente
Exame – Ezame
Executar – Ezecutar
Existir – Ezistir
Amassar – Amasar
Açúcar – Asúcar
Moço – Moso
Pescoço – Pescoso
Auxílio – Ausílio
Asa – Aza
Brasília – B razília
Base – Baze
Paralisar – Paralizar
Avisar – Avizar
Música – Múzica
Meses – Mezes
Deuses – Deuzes
Pegajoso – Pegajozo


Fonte: http://blog.opovo.com.br/portugalsempassaporte/32673/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+PortugalSemPassaporte+%28Portugal+sem+passaporte%29

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar