Lisboa, 14 dez (Lusa) – O Presidente da República Portuguesa enviou hoje uma mensagem ao secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, nos 70 anos da organização, sublinhando a prioridade que deverá merecer a promoção da língua portuguesa no sistema das Nações Unidas.
“Sublinho (…) a prioridade que deverá merecer a promoção da Língua Portuguesa no Sistema das Nações Unidas. É idioma oficial ou de trabalho de várias das suas agências especializadas e a CPLP [Comunidade de Países de Língua Portuguesa] continuará a pugnar pelo seu reconhecimento como língua oficial das Nações Unidas”, afirma Aníbal Cavaco Silva na mensagem divulgada no ‘site’ da Presidência.
No ano em que as Nações Unidas celebram o 70.º aniversário, com a assinatura da Carta de São Francisco, Portugal comemora hoje os 60 anos da sua adesão àquela organização.
Para o Presidente da República trata-se de “uma instituição ímpar do mundo contemporâneo no seu desígnio pela paz e segurança internacionais, pelo respeito pelos direitos humanos e pela promoção do desenvolvimento sustentável”.
Cavaco Silva recorda que ao longo dos seus mandatos atribuiu uma “importância cimeira às Nações Unidas e à atuação do Sistema Onusino”, tendo participado em várias sessões de abertura da Assembleia Geral e presidido a um debate do Conselho de Segurança.
“Tive a satisfação de apoiar e testemunhar os sucessos das eleições e do desempenho de Portugal no Conselho de Segurança e, atualmente, no Conselho de Direitos Humanos, refletindo a credibilidade internacional do meu país”, acrescenta o chefe de Estado.
O Presidente da República realça ainda nesta mensagem a Ban Ki-moon “a importância do tema dos Oceanos, estratégico para Portugal”, à luz da geografia e da identidade nacionais, e na perspetiva da história e do futuro do país.
Como Comandante Supremo das Forças Armadas, Cavaco Silva destaca o contributo dos militares portugueses e dos efetivos das forças de segurança que serviram e servem em operações de manutenção da paz das Nações Unidas.
ZO // SMA – Lusa/fim