28 February 2021
Terminou agora: Cursos da Ciberescola no Ensino Básico. O projeto consiste na lecionação em tempo real, através de videoconferência.

Primeiro ano de funcionamento dos cursos da Ciberescola no Ensino Básico

O projeto consiste na lecionação em tempo real, através de videoconferência, por professores pós-graduados em Português Língua Não Materna, num mínimo de dois blocos de 90 minutos semanais, a 5/6 a alunos de uma mesma escola em cada sessão/aula, sendo que alunos de diferentes escolas podem integrar um grupo/horário.
O projeto desenvolveu-se pela primeira vez neste ano letivo em dois agrupamentos de escola (um no Porto e outro em Lisboa), enquanto estudo-piloto, e foi objeto de avaliação científico-pedagógica da responsabilidade do ILTEC – Instituto de Linguística Teórica e Computacional.
Ao contrário do que se possa pensar, o projeto não visa tirar professores da escola, mas antes rentabilizar e coadjuvar o seu trabalho. O projeto propõe-se suprir a carência de um ensino individualizado, intensivo e especializado a um grupo de alunos falantes não nativos do português que, em número residual em cada escola (menos de 10 alunos), tende apenas a usufruir de apoio educativo de 45 ou 90 minutos semanais ou, alternativamente, integrar uma turma PLNM (com mais de 10 alunos) onde o professor leciona, cumulativamente, aos três níveis de proficiência (A1, A2 e B1).
No próximo ano contamos poder integrar o 1.º ciclo e alargar os cursos ao nível B2. Vamos precisar de grande colaboração das escolas, força, competência e, claro… sorte. Leia mais.

Também poderá gostar

Sem comentários