Primeira-dama de Cabo Verde distinguida nos Estados Unidos

Cidade da Praia, 23 set (Lusa) – A primeira-dama de Cabo Verde, Lígia Fonseca, foi distinguida com o prémio “Outstanding Leadership Award”, da African Horizon, pelo seu contributo para a valorização da mulher africana, anunciou hoje a Presidência da República.

O prémio, atribuído pela African Horizon, organização que promove o intercâmbio entre mulheres líderes norte-americanas e africanas, será entregue a Lígia Fonseca a 28 de setembro em Nova Iorque, durante a sessão de encerramento do Fórum Leadership 2015, de que é convidada de honra.

Segundo a organização, “a escolha de Lígia Fonseca deve-se ao seu contributo na valorização do potencial da mulher africana e ao exemplo que constitui no exercício da sua função profissional e de primeira-dama”.

No fórum, que arranca a 27 de setembro, Lígia Fonseca irá fazer duas intervenções com os temas “Quebrar amarras, questionando certezas” e “Quebrando barreiras, construindo pontes”.

Antes do fórum, Lígia Fonseca, que hoje partiu para os Estados Unidos, irá participar numa mesa redonda de primeiras-damas africanas contra o HIV/SIDA (OAFLA), um evento à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Licenciada em Direito, 52 anos, Lígia Fonseca, trabalhou como advogada e foi a primeira Bastonária da Ordem dos Advogados de Cabo Verde, função que exerceu até 2004.

Como primeira-dama, tem-se destacado pelo apoio a causas sociais e a várias organizações da sociedade civil.

CFF // VM – Lusa/Fim
O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca (E) e a sua esposa Lígia Fonseca (D). Casa Branca, Washington DC, USA, 05 de agosto de 2014.  EPA/MICHAEL REYNOLDS
O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca (E) e a sua esposa Lígia Fonseca (D). Casa Branca, Washington DC, USA, 05 de agosto de 2014. EPA/MICHAEL REYNOLDS
Subscreva as nossas informações
Scroll to Top