Forte descida na pesquisa da palavra amor
Maior número de pesquisas a partir de Brasil, Portugal e EUA
Chrome destrona Internet Explorer nos navegadores
Forte aumento do número de consultas efetuadas a partir de smartphones e tablets
A Priberam revelou hoje os dados anuais de acesso ao seu dicionário online. Foram mais de 220 milhões de consultas e cerca de 66 milhões de visitas durante 2012 que ditaram o resultado da palavra mais procurada. Os portugueses pesquisaram pela palavra poder, enquanto no Brasil a palavra mais pesquisada foi nostalgia, uma repetição em relação ao ano passado.
A palavra amor, segunda mais procurada em 2011, constitui a maior curiosidade das pesquisas deste ano. No Brasil, a palavra desceu até à 8.ª posição mas em Portugal a descida foi ainda mais drástica, com amor a ocupar a 20.ª posição.
“Não é a primeira vez que percebemos que as pesquisas realizadas no nosso dicionário espelham muitas vezes, a conjuntura ou acontecimentos com impacto, quer cá, quer no Brasil. Por exemplo, em Fevereiro dispararam as pesquisas pela palavra piegas e a causa foi, claramente, o discurso do nosso Primeiro-ministro, naquela altura. Em Novembro, com o anúncio da mascote do próximo Mundial de Futebol, as palavras foleco e fulecar foram as mais pesquisadas no Brasil”, refere Carlos Amaral, CEO da Priberam.
À semelhança do ano anterior, em 2012 o maior número de acessos foi feito a partir de Brasil, Portugal e Estados Unidos da América. As novidades são as pesquisas a partir de Luanda, de Macau e de Maputo, que cresceram significativamente.
Pela primeira vez, o Chrome destronou o Internet Explorer no que diz respeito aos navegadores de Internet. No campo dos dispositivos usados para aceder ao dicionário da Priberam, é de destacar o forte aumento do número de consultas efetuadas a partir de dispositivos móveis (smartphones e tablets), facto que se justifica pela disponibilização de aplicações gratuitas para estes equipamentos por parte da Priberam.
O sistema operativo móvel mais utilizado foi o iOS, seguido de muito perto pelo Android e só depois pelo SymbianOS, pelo Blackberry e pelo Windows Phone. Já nos acessos através das redes sociais, o Facebook esteve claramente à frente do Twitter no reencaminhamento de tráfego para o site da Priberam.
O Dicionário Priberam é o dicionário de língua portuguesa mais consultado na Internet, sendo um dos sites portugueses mais visitados. Recorde-se que este é um serviço gratuito, actualizado diariamente pela Priberam. O conteúdo do Dicionário Priberam foi incluído em todos os Kindle, em 2011, e nos e-readers da Kobo, já em 2012.
Para informações mais detalhadas sobre as pesquisas no Dicionário da Priberam em 2012, consulte: http://blogue.priberam.pt
Sobre a Priberam:
A Priberam surge no ano de 1989 e conta mais de 20 anos de histórias e sucessos alcançados. É uma empresa especialista na concepção e desenvolvimento de software e conteúdos digitais, disponibilizando produtos e serviços em quatro áreas distintas: processamento computacional da língua, sistemas de gestão de conhecimento jurídico, motores de pesquisa semânticos e saúde.
Do seu leque de produtos destacam-se o FLiP, um conjunto de ferramentas linguísticas para escrita correcta da língua portuguesa e ainda o LegiX, uma família de soluções para pesquisa da legislação, jurisprudência e doutrina.
A Priberam foi a primeira empresa em Portugal a ser reconhecida como Gold Certified Partner pela Microsoft, sendo a única empresa que desenvolve software e conteúdos que são incluídos em produtos comercializados por esta multinacional. Mais recentemente foi a vez de a Amazon licenciar conteúdos da Priberam para serem incluídos nos Kindle vendidos em todo o mundo.
A Priberam integra a Rede de Pequenas e Médias Empresas Inovadoras COTEC desde 2007 sendo ainda PME Líder desde 2009.