portal em português da agência de notícias oficial chinesa Xinhua
Lisboa, 4 dez (Xinhua) — O presidente chinês Xi Jinping chegou a Portugal nesta terça-feira para uma visita de Estado de dois dias, com o objetivo de impulsionar a amizade e expandir a cooperação entre os dois países.
Esta é a primeira visita de um chefe de Estado chinês ao país europeu em oito anos.
Dois jatos de combate portugueses escoltaram o avião de Xi quando ele entrou no espaço aéreo de Portugal.
Xi e sua esposa, Peng Liyuan, foram saudados no aeroporto por funcionários de alto escalão do governo português.
Ao pronunciar um discurso na chegada, Xi elogiou a amizade tradicional entre a China e Portugal, dizendo que as relações bilaterais resistiram à prova do tempo e às vicissitudes internacionais, se tornando muito mais fortes.
Em 1999, os dois países resolveram adequadamente a questão de Macau por meio de consultas amistosas, estabelecendo um exemplo para outras nações de como lidar com os assuntos deixados pela história, disse Xi.
Em 2005, China e Portugal estabeleceram a parceria estratégica abrangente, possibilitando que sua cooperação mutuamente benéfica entrasse numa via expressa de desenvolvimento e gerasse benefícios significativos para as pessoas dos dois países, indicou.
Ele lembrou que o próximo ano marca o 40º aniversário do estabelecimento dos laços diplomáticos entre os dois países, que é um novo ponto de partida na história para as relações bilaterais.
Xi expressou que ele está esperando se reunir com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro António Costa e outros líderes portugueses para traçar o plano para a cooperação bilateral futura.
Ele disse acreditar que, com os esforços conjuntos de ambos os lados, a parceria estratégica abrangente China-Portugal desfrutará de um futuro ainda mais brilhante.
Portugal é a última parada da viagem de Xi pela Europa e América Latina, que já o levou para a Espanha, Argentina e Panamá.
Em Buenos Aires, na Argentina, Xi também participou da 13ª cúpula do Grupo dos Vinte (G20) e se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assim como líderes de outros países.
Ao deixar o Panamá rumo a Portugal, o presidente panamenho Juan Carlos Varela foi ao aeroporto para se despedir de Xi.