5 March 2021
O Dia da Poesia foi celebrado hoje, dia 21 de março de 2013, em Cabo Verde com uma iniciativa inédita da presidência cabo-verdiana, que organizou um "Pôr de Sol Poético" nos jardins do Palácio Presidencial, na presença de vários poetas locais.

Presidência cabo-verdiana comemora o Dia da Poesia

O chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, ele próprio também poeta, é anfitrião de uma iniciativa que junta também o presidente da Associação de Escritores de Cabo Verde (AECV), o escritor, poeta e diplomata Corsino Fortes, e vários atores e músicos.

Dividido em duas partes – “Momentos de Poesia” e “Momentos de Música” -, o evento conta também com um “Especial Poesia com Jorge Carlos Fonseca e Corsino Fortes”, ao som da música tocada ao vivo por Daniel Rendall e Mick Batista.

Entre os atores, poetas e “declamadores de poesia” figuram nomes como António Silva Roque (que será o mestre de cerimónias), Helena Lisboa, Daniel Spínola, Hermínia Curado e Fátima Bettencourt, que lerão excertos e poemas dos consagrados Eugénio Tavares, Jorge Barbosa, Manuel Lopes, Osvaldo Alcântara e Iolanda Morasio.

O evento terminará com “momentos de poesia livre”.

As iniciativas ligadas à efeméride em Cabo Verde prosseguem sexta-feira na Cidade Velha, onde será reeditada a tradicional Árvore da Poesia, uma velha oliveira profusamente decorada com poemas pendurados nos ramos, de que os jovens de uma escola local procederão à leitura.

A alteração da data da celebração da efeméride na Cidade Velha, conhecida por Ribeira Grande de Santiago, 12 quilómetros a oeste da Cidade da Praia, deve-se à realização de exames escolares.

JSD // JMR – Lusa/Fim

Foto: ANTONIO COTRIM/LUSA

Também poderá gostar

Sem comentários