5 March 2021
Já são conhecidos os 60 escritores da lista final dos concorrentes ao Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2012, dos quais 54 são autores brasileiros, cinco portugueses e uma santomense.

Prémio PT Telecom Literatura: Letras santomenses pela primeira vez na lista dos nomeados

Olinda Beja, com “Histórias da gravana” na categoria Conto/Crónica, é o primeiro escritor(a) santomense a fazer parte da lista dos nomeados, que tem como critério principal as obras publicadas no Brasil, em 2011.

A lista dos 60 nomes saiu de um total de 502 livros inscritos: 165 obras na categoria Poesia, 139 em Conto/Crónica e 198 em Romance.

Os 274 jurados que seleccionaram os 60 nomeados também definiram o júri intermediário e final que escolherá os autores nas próximas etapas do Prémio onde serão anunciados 12 finalistas  e em Novembro, os vencedores.

Este Júri será formado por: Alcides Villaça, Antonio Carlos Secchin, Benjamin Abdala Júnior, Leyla Perrone Moisés, Manuel da Costa Pinto e Maria Esther Maciel.

De acordo com os promotores, a reformulação do Prémio e a separação por categorias privilegia e promove a diversidade dos géneros literários, valorizando as características singulares de cada género literário e amplia a visão comum a respeito da literatura lusófona.

Nem por isso, deixa de distinguir um grande vencedor, com a escolha, simultânea e entre os três vencedores de cada categoria, do Grande Prémio de 2012. Ler o artigo completo (SAPO)

 

Artigos relacionado:

 

Também poderá gostar

Sem comentários