Português é a segunda língua principal do Luxemburgo

Bandeiras de Portugal e Luxemburgo © Créditos: Anouk Antony

Ana Tomás

Ana Tomás Jornalista
07 dezembro 2023

A língua portuguesa é a primeira língua para 15,4% dos inquiridos pelo Statec, logo a seguir ao luxemburguês, e é sobretudo falada em casa e na escola.

O português é a segunda língua mais falada no Grão-Ducado a seguir ao luxemburguês. De acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Statec, a língua de Camões é a primeira língua para 15,4% dos inquiridos, enquanto o luxemburguês é apontado por 48,9%.

Já o francês colhe 14,9% das respostas, ao passo que o alemão é falado como primeira língua apenas por 2,9%.

“Com um pouco menos de metade das respostas, o luxemburguês é de longe a língua principal, com o português em segundo lugar, à frente do francês, muito à frente do inglês e do italiano, seguido do alemão”, indica o Statec.

O instituto de estatísticas luxemburguês refere, contudo, que embora o número de pessoas que indicam o luxemburguês como língua principal tenha aumentado ligeiramente, passando de 265.731 para 275.361, “a sua presença relativa” na comunidade “diminuiu fortemente, passando de 55,8% para 48,9%”, entre 2011 e 2021.

Também a percentagem de falantes de português diminuiu ligeiramente (em 2011 era 15,7%), enquanto a presença do francês e do inglês como línguas principais aumentou.

© Créditos: Fonte: Statec

O número de indicações de “outras línguas” registou um aumento acentuado, passando de 40.042 para 60.582.

Português é falado sobretudo em casa e na escola

Segundo o mesmo relatório do Statec, o luxemburguês é falado por cerca metade dos inquiridos, sendo predominantemente falado (47,1%) na escola e em casa, por comparação com aqueles que o falam exclusivamente no trabalho ou na escola (10,3%) ou apenas em casa (3,8%).

Já o português é, sobretudo, falado em casa (10%) e em casa e na escola (12,4%). Aqueles que o usam apenas na escola ou no trabalho são apenas 1,7%.

© Créditos: Fonte: Statec

No que respeita ao francês, a expressão pública é substancialmente maior. Quase 40% dos inquiridos (ou seja, 37,2%) usam o francês como primeira forma de expressão apenas para escola ou para o trabalho, 28,1% utiliza-o na escola e em casa. Só 4,5% o usam exclusivamente em casa.

Ler mais:

O alemão é, sobretudo, uma língua usada no trabalho e na escola (24%) e apenas uma pequena minoria (2,3%) o usam exclusivamente em casa.

No caso do inglês, cuja expressão tem aumentado no país, mais de uma em cada quatro pessoas fala esta língua exclusivamente no trabalho ou na escola, 11% falam-na em casa e na escola e 2% só em casa.

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top