6 March 2021
Mais um projeto atribuído ao IILP, pelo Plano de Ação de Brasília para a Promoção, Difusão e Projeção da Língua Portuguesa levanta voo.

“Português da Gente, Português de Toda a Gente”

O préprojeto de criação de uma plataforma do professor,  que tem como objetivo primordial oferecer à comunidade de professores, pesquisadores e interessados no ensino e na aprendizagem do português como língua estrangeira / segunda língua, foi pauta  durante toda a semana que passou  pelo grupo de assessores da SIPLE – Sociedade International de Português Língua Estrangeira que esteve reunido na sede do IILP com o Diretor Executivo, Dr. Gilvan Müller de Oliveira, para elaborar as linhas gerais do Portal  intitulado ”O Português da Gente, Português de Toda a Gente”.

A proposta é criar uma plataforma na internet para o ensino-aprendizagem do português, comum a todos os países da CPLP , contendo, entre outros recursos, uma rede virtual de professores de português para a partilha de experiências pedagógicas e recursos didáticos, e o  acesso a recursos didáticos baseados nas tecnologias da informação e da comunicação, a serem elaborados com a mesma visão de língua, mas de forma independente pelas equipes técnicas de cada um dos oito países, indicadas pelas respectivas Comissões Nacionais do IILP.

Além do incentivo à autoformação do professor e do oferecimento de percursos didáticos e de materiais on-line para o ensino-aprendizagem de língua, o Portal oferecerá materiais nas variedades nacionais do português, permitindo que professores e alunos possam contextualizar seu aprendizado em cada um dos países, conforme sua preferência. Assim, um aprendiz poderá crescer na proficiência da língua portuguesa dentro dos materiais de Angola ou Moçambique, e passear linguisticamente pelos países de língua portuguesa, fazendo lições variadas, de diferentes origens.

O ambiente virtual, desse modo, terá como princípio organizador a valorização e a expressão de cada uma dessas variedades, que devem ser selecionadas, entre os cursos e materiais disponíveis, de acordo com o que demandam os contextos de ensino e de formação específicos.

O Portal ”O Português da Gente, Português de Toda a Gente” tem a intenção de ser um ambiente de aproximação e de vivência para os sujeitos que ensinam e aprendem português em diferentes espaços do mundo.

Segundo o diretor do IILP, Gilvan M. de Oliveira ,  ”O portal, além de poder ser acessado no mundo todo, de forma gratuita, contribuindo muito nos lugares em que não há ainda professores de português, ou onde não há outros materiais, ainda permitirá aos professores de português que atuam nos mais variados contextos preparar as tarefas e mandá-las para o portal como se fosse uma Wikipédia, potencializando o crescimento do portal. Assim, os professores serão autores e cada professor no mundo poderá colaborar  colocando o seu exercício”. Ler o artigo completo (IILP)

 

Artigo relacionado: Portal de Internet para ensino-aprendizagem do português

Também poderá gostar

Sem comentários