A programação nacional de hoje inclui um debate, em que participa o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, sessões de leitura, apresentações de livros, uma evocação a José Saramago e encerra com espetáculo de fado por Raquel Tavares, no auditório Rogelio Salmona, do Centro Cultural Gabriel García Márquez.

O programa abre com uma visita da escritora Adélia Carvalho a várias escolas, “a fim de promover a literatura portuguesa para a infância”, segundo nota da organização.

Na Universidade dos Andes vai falar-se de ilustração, num debate com André Loba e Bernardo Carvalho, que realiza em seguida uma oficina.

Também na universidade é inaugurada a exposição “Itinerários”, de Afonso Cruz, que estará presente, e conversando em seguida com os estudantes.

A agenda portuguesa de hoje inclui ainda uma “conversa com a escritora e jornalista Carla Maia de Almeida, sobre as relações entre o jornalismo e a ficção/literatura”, na Universidade do Rosário.

Jorge Barreto Xavier participa num debate com Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago, no Auditório José Assunción Silva, sobre o tema “A Jangada de Pedra”.

O título do romance de José Saramago dá o mote à conversa que é moderada pelo embaixador João Ribeiro de Almeida.

Uma conversa entre André Letria e Ricardo Henriques, autores do livro “Mar”, que inspirou o espaço infanto-juvenil do pavilhão português na FILBo, e uma sessão de leitura por Madalena Marques são outras das atividades previstas.

Na sala Tomás Carrasquilla homenageia-se José Saramago, Prémio Nobel da Literatura em 1998, através de outra conversa da sua viúva, Pilar del Río, que traduziu várias obras do autor para espanhol e preside a Fundação que salvaguarda o legado do escritor, desta vez com a escritora Laura Restrepo.

“Desde mi idioma se ve el mar”, uma frase de Vergílio Ferreira, é o mote da presença portuguesa, que representa um investimento global de 1, 875 milhões de euros, e é comissariada pelo especialistas na obra de Fernando Pessoa Jerónimo Pizarro.

 

NL // MAG – Lusa/Fim

Foto: O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva discursa durante a cerimónia de inauguração da Feira Internacional do Livro de Bogotá, no Centro Internacional de Negócios e Exposições, Bogotá, Colômbia, 18 de abril de 2013. JOSE SENA GOULAO / LUSA

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar