Lisboa, 05 mai (Lusa) – Um vídeo do realizador Miguel Gonçalves Mendes, rodado em vários lugares do mundo com pessoas a lerem um texto de Valter Hugo Mãe em português, mas com sotaques, assinala hoje o Dia da Língua Portuguesa e das Culturas.
O vídeo, hoje divulgado, é uma iniciativa da Porto Editora com a produtora Jumpcut e apresenta várias pessoas a lerem o livro infantil “O paraíso são os outros”, de Valter Hugo Mãe. A língua portuguesa é comum a todos, mas a leitura desvenda os sotaques que espelham a diversidade do português.
Miguel Gonçalves Mendes gravou as leituras em vários locais do planeta, durante a rodagem do filme “O sentido da vida”, registando pessoas em Cochim, Goa, Damão, Diu e Macau.
Em Lisboa, convocou pessoas provenientes de países africanos de língua portuguesa, de Timor-Leste, do Brasil e de várias regiões de Portugal.
O vídeo será oferecido pela editora e por Miguel Gonçalves Mendes ao Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, atualmente em reconstrução depois de ter sido destruído por um incêndio em 2012.
De acordo com a Porto Editora, está prevista ainda a divulgação posterior de um míni documentário “sobre a forma como as diferentes culturas vivem, no seu quotidiano, a Língua Portuguesa”.
A língua portuguesa é falada por 261 milhões de pessoas em todo o mundo.