Plano Tecnológico na Educação de Moçambique.

A apetência, a motivação e o entusiasmo dos colegas moçambicanos foi surpreendente. Foi uma experiência inesquecível.
Os professores, com turmas que variam entre os 60 e 80 alunos, em salas minúsculas, manifestaram muita vontade em possuir quadros interactivos e o software ActivInspire para produzirem conteúdos digitais mais atractivos e que os auxiliem a reduzir o abandono e insucesso escolares.
O Ministério da Educação de Moçambique valoriza esta tecnologia e considera-a uma elevada mais-valia para o seu sistema educativo.

 

Uma nova dimensão para a Educação.

São múltiplos os desafios que Moçambique tem de superar na sua construção e afirmação. O factor de maior relevância para ser bem sucedido numa economia global é a capacidade e a mobilização dos Moçambicanos.
O Ministério da Educação, através de um processo participativo, concebeu o Plano Tecnológico da Educação (PTE) de Moçambique, com os objectivos de criar uma visão estratégica integrada para a introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Sistema de Ensino e de alinhar os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais em torno de uma visão e de um propósito comum..
O lançamento do Plano ocorreu no passado dia 30 de Novembro, em Maputo, num evento que contou com a participação de sua excelência o Ministro da Educação, bem como das principais entidades nacionais e internacionais que constituem o ecossistema do PTE e que culminou com a assinatura de protocolos de cooperação com a Microsoft e a Promethean e com o anúncio por parte da Movitel (3º operador móvel) da disponibilização de internet grátis em 4.500 escolas (aproximadamente 32% do parque escolar do país).
Com o Plano Tecnológico da Educação Moçambique está a actuar já a nível estratégico para alcançar impactos de curto, médio e longo prazo a nível educacional, social e económico.

 

Conheça o Plano Tecnológico da Educação Moçambique

 

 

 

Artigo relacionado:


Subscreva as nossas informações
Scroll to Top