O Francisco Soares Torres andava há anos a atiçar a ideia dos Passadiços do Paiva. Um dia que conseguisse passar por Estarreja com calma, daríamos um salto às montanhas da Beira Litoral para umas caminhadas ao longo do rio (afluente) Paiva, que eu só conhecia do tempo em que na 4ª classe fui obrigado a decorar os afluentes das duas margens do Douro.

A Leonor andava há tempos com esse passeio na ideia e, nesta viagem, manifestou desejo expresso de ir até lá. Her wish was my command.

E foi assim que agendámos uma viagem de quase quatro horas até Alvarenga. O Francisco juntou-se-nos. Tinha um plano delineado que começava com uma caminhada de dois quilómetros até à ponte suspensa, pois não há parque de estacionamento nas imediações.

A ponte tem 516 metros. Embora possa aguentar com 2 000 pessoas ao mesmo tempo, a pandemia obriga a reduções drásticas: grupos de 50. Por isso é necessário fazer reservas, mas o Francisco tinha tudo previsto.

Hoje vão fotos da travessia da ponte. Ela mexe um pouco, mas nada de assustar ninguém. Porque o piso é em gradeamento, não provoca nenhuma sensação estranha, nem de medo.

Espero que as imagens mostrem como vale a pena o passeio e a travessia, muito embora não consigam transmitir a dimensão da paisagem.

close
Subscreva as nossas informações
The following two tabs change content below.

Onésimo Teotónio Almeida

Onésimo Teotónio Pereira de Almeida - Natural de S. Miguel, Açores, é doutorado em Filosofia pela Brown University em Providemce, Rhode Island (EUA). Nessa mesma universidade é Professor Catedrático no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros, bem como no Center for the Study of the Early Modern World e no Wayland Collegium for Liberal Learning. Autor de dezenas de livros. Alguns dos mais recentes: Despenteando Parágrafos, A Obsessão da Portugalidade, e O Século dos Prodígios. A ciência no Portugal da Expansão, na área do ensaio. Em escrita criativa: Livro-me do Desassossego, Aventuras de um Nabogador e Quando os Bobos Uivam. Co-dirige as revistas Gávea-Brown, Pessoa Plural e e-Journal of Portuguese History bem como a uma série de livros sobre temática lusófona na Sussex Academic Press, no Reino Unido. É membro da Academia da Marinha, da Academia das Ciências e doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro.

últimos artigos de Onésimo Teotónio Almeida (ver todos)

Partilhar