Parlamentares da CPLP vão abordar em Luanda mobilidade dentro da organização

Luanda, 05 jul 2019 (Lusa) – Deputados da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) reúnem-se a partir de segunda-feira, em Luanda, na IX Assembleia Parlamentar da organização lusófona, que tem na agenda, entre outros temas, a “mobilidade” nos Estados-Membros.

A conferência, que decorrerá segunda e terça-feira, com a cerimónia de abertura a cargo do Presidente angolano, João Lourenço, tem como lema “Mobilidade: Fator de Aproximação dos Povos da CPLP” e sete pontos incluídos na ordem do dia, como a proposta de criação da Instância de Concertação de Jovens da CPLP, a apresentação, discussão e aprovação da proposta de alteração aos Estatuto da AP-CPLP, no sentido da criação do Secretariado Permanente deste órgão, e dos mecanismos de financiamento do seu funcionamento.

Da agenda oficial de trabalhos consta também a apresentação, discussão e aprovação da proposta de Orçamento de Funcionamento do Secretariado Permanente da AP-CPLP, a apresentação do projeto sobre a Mobilidade na CPLP e a apresentação e votação das Propostas de Deliberações, Resoluções e Moções.

O Secretariado Permanente da AP-CPLP terá a sua sede no edifício da Assembleia Nacional angolana.

Os deputados de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné Equatorial vão igualmente abordar os processos eleitorais nos Estados-membros da CPLP.

Na reunião, estão previstas as intervenções, antes do início da ordem do dia, dos presidentes ou representantes das Assembleias Nacionais dos Estados-Membros da comunidade lusófona.

Para o feito, já se encontra em Luanda, desde quinta-feira, o presidente da Assembleia da República portuguesa, Eduardo Rodrigues Ferro, acompanhado de uma delegação de deputados, que iniciou hoje uma visita destinada a reforçar a cooperação com o parlamento angolano.

A AP-CPLP foi criada em 2002, na cidade da Praia, Cabo Verde, país que detém, desde janeiro deste ano, a presidência daquele órgão.

NME // PVJ – Lusa/Fim

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top