24 February 2021
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai ser homenageada na terça-feira pela Câmara de Odivelas, com a atribuição da Medalha de Honra do município, anunciou a presidente da autarquia.

Odivelas homenageia CPLP

“Trata-se de um reconhecimento do trabalho que a CPLP tem desenvolvido no nosso município. A CPLP é hoje um parceiro estratégico na afirmação identitária de Odivelas”, afirmou à agência Lusa a presidente da Câmara, Susana Amador.

A autarca apontou o facto de o município acolher desde 2005 um encontro bienal de culturas lusófonas, o que segundo Susana Amador transformou Odivelas na “capital da lusofonia”.

“O rei D. Dinis, que esteve enterrado em Odivelas, foi o primeiro monarca a oficializar a língua portuguesa. Como tal, existia um imperativo histórico de fazermos de Odivelas a capital da lusofonia”, afirmou.

Além da CPLP, a Câmara de Odivelas vai distinguir, na cerimónia comemorativa do 15.º aniversário da criação do município, a Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR) e o Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE).

A intenção de homenagear a CNPCJR é “dar um grito de revolta. A administração central tem de olhar com mais atenção para estas entidades e apoiá-las, uma vez que os problemas sociais têm estado a aumentar”, apontou.

A cerimónia do 15.º aniversário do concelho de Odivelas realiza-se no auditório do Centro Cultural da Malaposta às 17:00.

 

FYS // JLG – Lusa/fim

Odivelas, 17 de Novembro de 2008. JOÃO RELVAS / LUSA

Também poderá gostar

Sem comentários