25 February 2021

Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa

Coleção única que resulta da maior operação científica interdisciplinar de sempre da história da cultura portuguesa.

– Um projeto levado a cabo por uma equipa multidisciplinar composta por 174 elementos: 45 investigadores, 58 especialistas coordenadores dos volumes, 71 consultores nacionais e internacionais.

– Com colaboradores provenientes de 46 instituições universidades nacionais e internacionais, institutos politécnicos, centros de investigação e academias.

A direção das Obras Pioneiras é de José Eduardo Franco e Carlos Fiolhais.

José Eduardo Franco é professor catedrático da Universidade Aberta e Diretor da CIDH (Universidade Aberta/CLEPUL da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Membro da Academia Portuguesa da História. Das suas obras destacam-se: Obra Completa do Padre António Vieira (30 vols.), que dirigiu com P. Calafate; O mito de Portugal (2000) e O mito dos Jesuítas em Portugal e no Brasil, séculos XVI-XX (2006-2007); a Dança dos demónios: Intolerância em Portugal (2009), que coordenou com António Marujo, e é autor, com Bruno C. Reis, de Fátima, lugar sagrado global (2017). Tem a Medalha de Mérito Cultural atribuída pelo Estado Português.

Carlos Fiolhais, professor catedrático de Física na Universidade de Coimbra, tem-se interessado pela história das ciências. É autor de mais de 50 livros e 160 artigos científicos. Dirigiu o Centro de Física Computacional e a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Dirige o Rómulo – Centro Ciência Viva dessa universidade. Recebeu vários prémios e distinções, incluindo a Ordem do Infante Dom Henrique. Recentemente, publicou História da ciência em Portugal (2013) e Jesuítas, construtores da globalização (2016) com José Eduardo Franco.

Saiba mais

Também poderá gostar

Sem comentários