É bem conhecida a importância histórica do Marquês de Pombal e da sua ação política e diplomática, que o tornaram num dos políticos portugueses mais marcantes e de maior projeção internacional.
Poucos projetos terão maior capacidade para renovar o conhecimento do passado de um povo como os que se propõem levantar e editar os escritos e obras dos seus mais relevantes protagonistas.
Além de alto serviço cultural, trazendo ao domínio público uma herança soterrada nos arquivos, permitem erguer o conhecimento histórico sobre uma base de solidez ineludível, potenciando interpretações sempre mais criteriosas.
É este o intento do projeto desta edição: trazer a público o Corpus Pombalino, por ele entendendo a obra escrita, elaborada ou monitorizada pelo Marquês de Pombal, figura central do século das Luzes, a exemplo de trabalhos similares realizados no âmbito da história da idade moderna para figuras como Frederico II da Prússia ou o Cardeal Richelieu.
Urgia, pois, conduzir um projeto desta natureza para o caso do Marquês de Pombal, criando condições para clarear a nublosa interpretativa que ainda paira sobre esta personalidade tão relevante da nossa história, pois desperta amiúde reações extremadas e distanciadas da serenidade das tarefas críticas.