“Comissão das Lágrimas” é o 23º romance de Lobo Antunes, um dos escritores portugueses mais lidos, vendidos e traduzidos em todo o mundo
Anteriormente, o escritor, de 73 anos, detentor de vários galardões, entre eles o Prémio Camões, publicou, em 2012, “Não é meia-noite quem quer”.
No plano de edições para outubro desta editora do grupo LeYa está ainda previsto os novos romances de Mário Cláudio e de Salman Rushdie, e o de poesia de Nuno Júdice.
A abrir o mês, no dia 06, as Publicações D. Quixote, a celebrarem 50 anos, editam “Astronomia”, de Mário Cláudio, um romance de cariz autobiográfico, segundo adiantou à Lusa fonte da editora.
“‘Astronomia’ é um romance lúcido, profundo e implacável sobre a vida de um escritor português”, segundo a mesma fonte.
No dia 13 de outubro é publicado o novo título de Salman Rushdie, “Dois anos, oito meses e vinte e oito noites”, uma obra inspirada “nas tradicionais ‘lendas maravilhosas’ do oriente, uma fascinante obra de ficção que combina História, Mitologia e uma narrativa de amor intemporal”.
O livro “Crónicas Maldispostas”, de Pepetela, que reúne uma seleção de crónicas do autor angolano, publicadas entre março de 2007 e agosto deste ano, na revista África 21, é publicado no dia 13.
No dia 31 é publicado o segundo romance do cabo-verdiano Mário Lúcio Sousa, “A biografia do língua”.
“O narrador deste romance é um condenado à morte a quem é concedido um último desejo; e o que escolhe é contar uma história, mais precisamente a da vida do Língua, um escravo que falou aos sete meses de idade e teve direito a biografia encomendada pelo rei de Portugal”, adianta a editora em comunicado.
A reedição de “A instrumentalina”, de Lídia Jorge, obra publicada pela primeira vez em 1992, está prevista sair, com nova capa, no dia 27.
“Trata-se de uma narrativa particularmente depurada, escrita de um único fôlego, e onde, de forma comovedora, se patenteiam a ternura e a inocência de uma primeira paixão”.
Outra reedição é “Afirma Pereira”, de Antonio Tabucchi, cuja ação narrativa decorre em Lisboa no ano de 1938, período de ascenção dos regimes totalitários, e que o protagonista é um jornalista.
O novo livro de poesia de Nuno Júdice, “A convergência dos ventos”, é publicado no dia 13, esdtando ainda prevista a saida, no mesmo dia, do romance “Butcher’s Crossing”, de John Williams, obra originalmente publicada em 1960, e d’”O carteiro de Pablo Neruda”, do chileno Antonio Skármeta, no dia 20.
Lusa