4 March 2021

O Corpus do Português

Proporciona também a pesquisa de palavras vizinhas (colocados) com um máximo de dez palavras de cada lado (ex. todos os substantivos perto de cadeia, todos os adjetivos perto de mulher, ou todos os substantivos perto de girar).

O corpus também facilita, de pelo menos três maneiras diferentes, a comparação da frequência e distribuição de palavras, frases e construções gramaticais através de textos:
Registro: comparações entre o oral, a ficção, o jornalístico, e o acadêmico
Dialeto: português brasileiro versus europeu no século XX
Período histórico: comparação de séculos diferentes do XIV ao XX

Realizam-se com facilidade consultas de índole semântica no corpus. Por exemplo, a diferença de significado entre duas palavras relacionadas, pode ser determinada através da comparação e contraste das palavras vizinhas (colocados).

Pode-se encontrar a frequência e a distribuição de sinônimos de mais de 20, 000 palavras e comparar esta frequência em registros ou países diferentes, ou inclusive ao longo dos séculos. Estas listas de palavras podem ser armazenadas e usadas em futuras consultas. Pode-se, além disso, criar as suas próprias listas de palavras com um parentesco semântico, e usá-las como parte da consulta.

Faça um pequeno tour de cinco minutos que apresentará os aspectos principais do corpus.  Um simples clique para cada consulta preencherá automaticamente o formulário de pesquisa, pesquisará 45 milhões de palavras de textos, e exibirá os resultados.  Este corpus de português é rápido, grátis, fácil de usar, e achamos que oferece características importantes não encontradas em nenhuma interface existente de corpora grandes de português.

Também poderá gostar

Sem comentários