Praia, 09 nov 2021 (Lusa) – O novo Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, juntou-se esta noite, sem aviso formal prévio, a um concerto popular, no centro da Praia, a capital, para “dar um cafuné” ao povo cabo-verdiano.
“As pessoas tiveram muitas perdas emocionais com esta pandemia. Agora é o momento de fazer um cafuné, de dar um abraço e de estar com as pessoas, de darmos um conforto, um amparo, neste momento mais difícil”, partilhou com a agência Lusa, à chegada, pelo meio das muitas pessoas que se juntaram para assistir ao programado concerto de celebração da posse do novo Presidente, mas ao qual não se sabia se o próprio iria.
“É importante para as pessoas (…) verem o seu Presidente, saberem que o Presidente também pode estar no meio deles”, sublinhou. “É mais cabo-verdiano, estar com as pessoas, abraçar as pessoas”, confessou.
“É o momento de comemorar com o país. Na Assembleia [Nacional, onde tomou hoje posse], é uma cerimónia oficial, com muitos formalismos. A grande importância agora é estar com as pessoas”, realçou, quando chegou, pelas nove da noite, a pé, por entre as pessoas.
“Claro” que está cansado, admitiu, logo realçando: “Mas também, quando estamos nestes momentos, acabamos por superar nós mesmos, ultrapassamos os limites físicos e outros.”
José Maria Neves sentou-se depois, mais à frente, para assistir ao concerto.
“Estamos habituados a José Maria Neves no meio do povo”, exultou o apresentador do “encontro de cultura”, destacando que ele “saltou o protocolo” e passando o microfone à cantora Nancy Vieira.
Aos primeiros acordes, eram visíveis as bandeiras de Cabo Verde e aqui e ali ouviam-se cânticos partidários, lembrando o partido que apoiou o novo Presidente: “É Pê, é Cê, é ICV”.
José Maria Neves foi hoje empossado como quinto Presidente da República de Cabo Verde, numa cerimónia em que estiveram presentes outros cinco chefes de Estado, incluindo o português Marcelo Rebelo de Sousa.
SBR//RBF – Lusa/fim