“A revista Globo versará temas ligados à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e à lusofonia, como a cultura, a língua, a diplomacia económica e as comunidades portuguesas, entre outros assuntos importantes”, disse à agência Lusa Carlos Páscoa, que é o diretor da nova publicação.
Carlos Páscoa explicou também que a ideia de criar a Globo, que será de publicação trimestral, resultou das suas viagens e deslocações pelas comunidades portuguesas no estrangeiro e pelos países da CPLP, tendo sentido que havia necessidade de uma revista que cobrisse todo o espaço da língua portuguesa.
A Globo tem vários patrocinadores e será colocada à venda depois de apresentada hoje na Assembleia da República.
“A primeira edição aborda temas como a cooperação, apresenta uma entrevista com o embaixador do Brasil em Portugal e outra com o professor Adriano Moreira, entre outros assuntos de grande interesse”, precisou Carlos Páscoa, que se manifestou muito esperançado no êxito da nova revista.
“Será uma forma de contribuir também para a aproximação dos países da CPLP”, salientou o parlamentar social-democrata, eleito pelo círculo fora da Europa.
A CPLP é constituída por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
TQ // VM.
Lusa/Fim
Foto: LUSA – Mural alusivo a VI Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP na cidade de Bissau, Sabado 15 de Julho de 2006. TIAGO PETINGA / LUSA