8 March 2021
O escritor Vergilio Ferreira discursa na cerimonia apos receber o Grande Premios de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores 29092

No centenário de Vergílio Ferreira (1916-1996)

O ano de 2016 é também o da comemoração do centenário do escritor português Vergílio Ferreira, nascido em 28 de janeiro de 1916, em Melo (Gouveia, no distrito da Guarda). A efeméride é assinalada por numerosos encontros e cerimónias que reúnem especialistas e o público em geral, que assim prestam homenagem à memória desta figura maior da literatura portuguesa da segunda metade do século XX. Deste autor, a Antologia disponibiliza parte de um texto que sublinha o valor da língua portuguesa como veículo de comunicação e entendimento, que cruzou oceanos e hoje une povos; citemos uma passagem bem conhecida: «Uma língua é o lugar donde se vê o mundo e de ser nela pensamento e sensibilidade. Da minha língua vê-se o mar.»

Na mesma rubrica, sugerimos a (re)leitura deoutro texto de Vergílio Ferreira: A palavra mágica. No Correio, uma resposta faculta o acesso a recursos para melhor conhecer o seu legado literário.

Fonte: Ciberdúvidasvergilio ferreira

Também poderá gostar

Sem comentários

ARTIGOS POPULARES