4 March 2021

Museu virtual da Cidade Velha

Ribeira Grande de Santiago, Cabo Verde, 12 nov (Lusa) – A Cidade Velha já integra a rede de museus virtuais dos países de língua portuguesa, uma plataforma desenvolvida pela ONG portuguesa Sphaera Mundi, que vai potenciar e valorizar aquele Património Mundial da Humanidade cabo-verdiano.

O projeto foi desenvolvido pela Sphaera Mundi (Associação Internacional de Cooperação para o Desenvolvimento), no quadro da plataforma virtual “Museu do Mundo”, permitindo animar as valências do Berço da Nação cabo-verdiana, elevado a Património Mundial em junho de 2009.

Cidade Velha, Cabo VerdeO museu virtual vai disponibilizar textos, fotos, áudios e vídeos, numa iniciativa que pretende ainda valorizar o trabalho que tem sido feito no centro histórico, fazendo com que a consulta de todos os locais históricos fica à distância de um clique a partir de qualquer parte do mundo.

Durante a apresentação hoje, a presidente da Sphaera Mundi, Luísa Janeirinho, recordou que o trabalho para pôr o museu ‘online’ começou em 2010, com a recolha de materiais junto de artesões, sessões sobre educação patrimonial nas escolas, levantamento das formas tradicionais ligadas à pesca e gastronomia, por exemplo.

A ideia, prosseguiu, é fazer com que “cada um valorize o seu próprio património”, com a disponibilização dos materiais na plataforma da associação, que já tem menção de todos os países de língua portuguesa.

Além da parte virtual, Luísa Janeirinho salientou que a plataforma pretende ainda valorizar e dar a conhecer o trabalho nas comunidades e nas escolas, ligado à educação patrimonial, ao empreendedorismo e ao turismo do conhecimento.Cidade Velha, Cabo VerdePara o vereador pelo pelouro da Administração e Urbanismo da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Alcides de Pina, o museu virtual enquadra-se no leque de prioridades da autarquia, que é criar uma diversidade turística para o sítio histórico.

O vereador destacou os parceiros que têm estado a trabalhar com Cidade Velha para a materialização do projeto, que considera “interessante” e que “fazia sentido há muito tempo”.

“É mais um projeto que vem em boa hora para suprir um conjunto de situações anómalas que nós temos ainda no sítio histórico da Cidade Velha”, referiu o autarca.

Descoberta pelo navegador português Diogo Gomes em 1460, foi Antonio da Noli, italiano então ao serviço da coroa portuguesa, que deu início ao povoamento da localidade, dois anos mais tarde.

Cidade Velha, Cabo VerdePrimeira capital do arquipélago de Cabo Verde, até 1770, a Ribeira Grande de Santiago, a 12 quilómetros da Cidade da Praia, foi elevada a cidade em 1533, altura em que contava com cerca de 500 habitantes, um quarto dos atuais.

RYPE // EL – Lusa/FimCidade Velha, Cabo Verde

 

Também poderá gostar

Um comentário
  • Museu virtual da Cidade Velha | AICL Colóquios da Lusofonia
    20 Novembro 2015 at 22:57 -

    […] Fonte: Museu virtual da Cidade Velha […]

  • ARTIGOS POPULARES