29 setembro. Seminário Maior de Coimbra: “MOLI MOLI. Ecos de São Tomé” (2.ª edição) de José Vieira Lourenço.
Apresentação por Manuela Cruzeiro, ex-professora de Filosofia na Faculdade de Letras de Coimbra, investigadora do Centro de Documentação 25 de Abril e actualmente colaboradora no CES .
É de referir que a primeira edição foi publicada aquando da feira do livro de Coimbra (junho de 2023) tendo esgotado praticamente em duas semanas. “Moli Moli – Ecos de S. Tomé” tem prefácio de António Pedro Pita e posfácio de José Afonso Baptista.
As estórias e reflexões apresentadas neste livro são o produto duma experiência única e marcante, fruto da presença do autor na ilha de S. Tomé entre 5 de Dezembro de 2015 e 13 de Julho de 2016. A maior parte do texto foi escrito na ilha. Mas há muito trabalho posterior de investigação e de redação.
“Moli Moli – Ecos de São Tomé” é o registo diarístico de uma estada de José Vieira Lourenço no arquipélago africano.
JOSÉ VIEIRA LOURENÇO, professor aposentado do Ensino Secundário, é natural de Vila Flor, Vila Nova, Miranda do Corvo. Reside em Coimbra desde os 16 anos. Licenciado e Mestre em Filosofia pela Universidade de Coimbra. Como autor de manuais escolares de Filosofia publicou quatro obras na Porto Editora. Nesta mesma editora publicou ainda uma obra para ajudar os alunos e alunas a estudarem Filosofa. Para além de prestigiado formador de docentes e professor de Filosofia, a sua vida tem-se pautado por uma marcante intervenção cívica e cultural. A música coral, teatro e escrita ocupam hoje grande parte do seu tempo.