5 March 2021
Até 2013, o presidente moçambicano, Armando Guebuza, vai dirigir o órgão regional da África Austral, sucedendo no cargo rotativo ao chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos.

Moçambique assumirá a presidência da SADC na Cimeira de Agosto

Moçambique vai assumir a presidência rotativa da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) durante a 32.ª Conferência da organização, que se vai realizar a 17 e 18 de Agosto, em Maputo.

Na semana passada, Armando Guebuza substituiu o homólogo angolano na liderança da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), durante a cimeira da organização que se realizou na capital moçambicana.

Na 32.ª conferência, os chefes de Estado e de Governo da SADC vão analisar o plano director sobre a rede básica dos sectores de transportes, turismo, energia, água, meteorologia e tecnologias de informação e comunicação.

O documento a ser discutido foi elaborado esta semana numa reunião do Comité de ministros e titulares de pastas de infra-estruturas da SADC, que teve lugar na capital angolana, Luanda.

Os países-membros da SADC têm uma população de, aproximadamente, 210 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto de cerca de 700 mil milhões de dólares.

A SADC integra a Angola, África do Sul, , Botswana, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, República Democrática do Congo, Seychelles, Swazilândia, Tanzânia, Zambia e Zimbabwe.

 

Fonte: ANGOP

Também poderá gostar

Sem comentários