3 March 2021
Ciclo de conferências que culminou com a inauguração da representação do OLP-Observatório da Língua Portuguesa no Mindelo.

Mindelo acolhe 2º ciclo de conferências de Língua Portuguesa 2012

Iniciativa da Universidade de Cabo Verde e do Observatório da Língua Portuguesa, que teve por tema “A Internacionalização da Língua Portuguesa”, e que se enquadra na programação do Ano da Língua de Camões.

A Universidade de Cabo Verde, de acordo com o seu Reitor, Paulino Fortes, ao declarar 2012 como Ano da Língua Portuguesa quis chamar a atenção para o problema da Língua como Língua de Educação, de Comunicação e de Afeto.

 

Língua de morabeza e de ciência, língua de rigor e de investigação, disse Paulino Fortes. E acrescentou: Esperamos a adesão de todos a este nosso propósito, para que, nós cabo-verdianos, ao falarmos a língua cabo-verdiana não estejamos a esconder a incapacidade de falar a Língua Portuguesa e não estejamos a esconder a incapacidade de falar com rigor científico que a nossa língua, ainda, dizem os especialistas e nós todos, ainda não consegue traduzir.

 

 

O Presidente do OLP-Observatório da Língua Portuguesa sublinhou que sendo esta uma expressão essencial da vida das pessoas a ponderação das questões que a ela se referem, caso da sua internacionalização, deve ser feita numa relação de proximidade. E disse ainda Eugénio Anacoreta Correia: com o espírito de compromisso de quem acredita que só a convergência de vontades pode reforçar e dar pleno sentido ao trabalho em prol desta nossa língua que nos faculta podermos manifestar com as mesmas palavras e expressões idênticos sentimentos e afetos.

Também poderá gostar

Sem comentários