2 March 2021
Um total de 1.641 estudam no atual ano letivo a disciplina de português nas escolas chinesas de Macau, disse hoje a diretora do Centro de Difusão de Línguas Tam Ho Chan.

Mais de 1.600 alunos estudam português nas escolas chinesas de Macau

De acordo com a mesma responsável, entre as escolas privadas de Macau, 16 estabelecimentos de ensino ministram a língua portuguesa, num processo apoiado pelos Serviços de Educação de Macau que envia os professores às escolas e promove outras atividades de apoio e incentivo à aprendizagem da língua.

Os números do atual ano letivo são ligeiramente superiores aos verificados em 2011/2012 quando estavam inscritos 1.383 alunos, menos uma centena de estudantes que no ano letivo 2010/2011.

“Temos atualmente dez professores, mas apenas nove vão às escolas porque temos ainda os cursos de formação em português para adultos”, explicou Tam Ho Chan.

Entre as escolas que ministram a língua portuguesa – oficial em Macau a par do chinês – Tam Ho Chan disse que sete delas o fazem em termos de currículo e nove no regime opcional, embora duas das sete escolas em regime obrigatório também disponibilizem o regime facultativo a alguns alunos.

Além dos alunos das escolas chinesas, os Serviços de Educação registam ainda cerca de 2.000 alunos a estudarem a língua portuguesa nas 11 escolas oficiais, além daqueles que estudam em língua veicular portuguesa na Escola Portuguesa de Macau e no Jardim de Infância D. José da Costa Nunes.

Tam Ho Chan e outros responsáveis dos Serviços de Educação, salientaram que Macau, como ponte de ligação entre a China e os países de língua portuguesa, pretende ter o maior número de pessoas a falar português e por isso existem vários projetos para diversos setores e a disponibilidade de apoio para quem pretende estudar em Portugal.

 

JCS // HB

Lusa/fim

Foto: LUSA – Crianças chinesas numa escola, a 26 de Fevereiro de 1990. STR/LUSA

Também poderá gostar

Sem comentários