Macau, China, 05 jan (Lusa) – “Macau Século XXI” titula o livro que vai ser lançado, na quinta-feira, no Museu Militar de Lisboa, apresentado como “uma reflexão sobre os 15 anos” da Região Administrativa Especial, criada após a transição de Portugal para a China.
A obra – uma edição bilingue (português e chinês) com quase 400 páginas, com apresentação a cargo de Adriano Moreira marcada para as 18:00 – figura como uma iniciativa editorial da Liga da Multissecular Amizade Portugal-China.
Trata-se de “um livro sobre as circunstâncias do nascimento da Região Administrativa Especial de Macau [RAEM], onde se [aborda] não apenas o enorme surto de desenvolvimento do pós-transferência, mas também a herança deixada por Portugal no território e as perspetivas de uma maior cooperação entre Portugal e a China, com base em Macau”, afirma o general Garcia dos Santos, que era presidente da Liga quando se iniciou o projeto, na nota de abertura da obra, citada num comunicado enviado à agência Lusa.
Aniceto Afonso, mestre em História Contemporânea de Portugal e coordenador da edição, apresenta-a, na sua Introdução, como “uma reflexão sobre Macau, sobre o seu passado e o seu futuro” e refere que “o leitor encontrará interrogações suficientes para uma saudável inquietação, mas também encontrará respostas e perspetivas que o tranquilizam e o vão despertar”.
“Os diferentes colaboradores trazem-nos múltiplos pontos de vista sobre Macau (…). São abordagens distintas e polifacetadas, mas sempre serenas, afirmativas, inovadoras em muitos aspetos”, refere Aniceto Afonso.
A obra aborda temáticas diversificadas como “Os Antecedentes de Macau”, uma síntese histórica por Alfredo Gomes Dias; “A Miscigenação do Pensamento Urbano”, por Rui Leão; a “Organização Política e Social”, por João Guedes; o “Sistema Político e Administrativo”, por Sofia Jesus; a “Economia da RAEM, aos 15 Anos”, por José I. Duarte; e a “Arquitetura: o Legado e o Inesperado”, por Rui Leão e Jorge Figueira.
Também o “Ensino e Ciência em Macau”, por Rui Rocha e Ana Paula Dias; a “Saúde e Assistência Social”, por Jorge Humberto Morais; a “Arte, Cultura e Património”, por Cecília Jorge; a “Comunicação na RAEM: um Desafio Permanente”, por Rogério Beltrão Coelho; o “Desporto na RAEM: Esforço, Glória e Desilusões”, por Marco Carvalho; e “Macau-Cronologia”, por Rui Guerra Ribeiro e Aniceto Afonso.
O livro inclui ainda, ao longo da edição, textos sobre as obras emblemáticas da RAEM e sobre a “Alma de Macau”.
“Macau Século XXI” é ilustrado com fotografias de António Mil-Homens, Eduardo Magalhães (também autor da foto da capa), Gonçalo Garcia dos Santos (que também assina a direção gráfica e design), Joaquim de Sousa e José Romano, bem como com imagens de arquivo cedidas por instituições particulares e oficiais, refere a mesma nota.
A edição e revisão é da responsabilidade de Dulce Afonso e a tradução para chinês de Mónica Chan.
Centenas de figurantes desfilaram hoje pelas ruas de Macau integrados no “Desfile por Macau, Cidade Latina” que celebrou os 15 anos da transferência de poderes de Portugal para a China. 14 de Dezembro de 2014, Macau. CARMO CORREIA/LUSA