O escritor, investigador e professor universitário angolano Luís Kandjimb integra a equipa de membros do Comité Científico Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que assumirá a responsabilidade científica e intelectual de coordenar a redacção do IX Volume da História Geral de África.

Uma nota de imprensa refere que Luís Kandjimbo, actual director de Cultura e Língua Portuguesa do Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), é um dos 17 especialistas convidados pela directora-geral da UNESCO, Irina Bokova, em carta formalizada no passado dia oito deste mês.

Na missiva, a directora-geral da UNESCO justifica o convite aos 17 especialistas “tendo em conta as suas qualidades pessoais e competência científica nos domínios  relacionados com os vários desafios que se apresentam ao continente africano”.

Segundo o documento, “o IX volume da História Geral de África abordará, especialmente,  a problemática das Diásporas Africanas e corresponde igualmente à necessidade de se proceder à actualização dos volumes anteriores, de acordo com os mais recentes desenvolvimentos da investigação histórica”.

De acordo ainda com a nota, um primeiro encontro de trabalho deste comité científico está previsto entre 20 e 24 de Novembro, no Brasil, para, entre outras questões, abordar os temas para o IX volume.

Contactado pela Angop, Luís Kandjimbo, tido como um dos mais importantes especialistas em estudos africanos dos países africanos de expressão portuguesa, mostrou-se regozijado com o facto, avançando que dará “valioso contributo nos domínios das humanidades africanas modernas e, sobretudo, da história das culturas e das literaturas africanas”.

Fonte: Portugal Digital

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar