Livro de textos e livro de atividades de língua portuguesa criados para incentivar e apoiar o ensino da língua na diáspora portuguesa.

No livro “Volta ao mundo com cientistas portugueses” são disponibilizados textos autênticos e originais, escritos por cientistas portugueses, que podem ser lidos pelos alunos, pais ou por qualquer interessado, apenas para informação e satisfação de curiosidade pessoal.

Cada cientista falou de si, do seu trabalho, das suas aspirações.

Estes textos valem por si só: podem ser lidos para ficarmos a saber mais sobre os jovens cientistas portugueses espalhados pelo mundo e para ficarmos a saber mais sobre as investigações em que participam. Por isso, há uma utilização que pode ser apenas essa: a de ler os textos para sabermos mais.

Também há algumas experiências que podem ser feitas em casa, sugeridas pelos cientistas.

Em alguns casos, estas experiências surgem como parte da atividade.

Em outros casos, estão lá para serem feitas com os pais, em casa, para utilização livre.

No livro de atividades, acrescentámos aos textos algum trabalho didático, sugerindo atividades de exploração em língua portuguesa.

A utilização didática que demos aos textos requer algumas explicações, para que quem dela fizer uso possa tirar maior proveito. Quisemos dar exemplos de algumas explorações possíveis em aula de língua portuguesa. Estes exemplos são isso mesmo: ideias, sugestões, pontos de partida. Não são exemplares perfeitos nem roteiros completos de exploração didática. Olhámos para cada texto esperando que fosse o texto a ditar-nos o que faria sentido explorar. Não quisemos esgotar os textos com explorações repetidas. Para cada um, propusemos trabalhos diferentes sobre a língua, que vai desde a identificação de ideias principais, à análise de vocabulário específico, à preparação de uma exposição oral formal sobre o tema.

Tentámos que todas as competências fossem abarcadas. Ao fazer este exercício didático, tivemos presente a contingência de aulas de duas horas, o que levou a muitos cortes, muitas escolhas e alguma frustração. Queríamos propor mais e mais variado. Mas obrigámo-nos ao exercício de quem tem apenas uma aula para trabalhar cada um dos textos.

Explicadas que estão as nossas opções, deixamos apenas algumas sugestões de utilização:

• a sequência das atividades pretendeu seguir um princípio de ativação de conhecimento prévio, a que se acrescenta nova informação a ser manipulada, observada, tratada e sistematizada. Quem usar as atividades, poderá alterar a ordem ou introduzir novos elementos de exploração, tendo em conta este percurso. Sugerimos que a curiosidade dos alunos seja sempre incentivada, pelo que perguntas e sugestões que levem as atividades para outros rumos só podem ser vantajosas.

• as atividades propostas para um texto de um cientista podem ser usadas noutro texto, com as devidas adaptações. Como explicado, quisemos apresentar propostas variadas para cada texto.

Desafiamos quem quiser enviar-nos comentários, sugestões ou outras propostas de trabalho complementares

os-cientistas

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top