O candidato selecionado será membro da nova unidade de investigação de Educação e Aprendizagem, para trabalho com prazo fixo de três anos, prorrogável para mais um ano, em jornada em tempo integral de 40 horas semanais.
O selecionado ao Doutoramento em Sociolinguística trabalhará no projeto “Trajetórias e Repertórios Sociolinguísticos: identificações, interações e imaginações luso-luxo-africanas.”
O campo de estudos da tese de doutoramento serão os fenómenos sociolinguísticos da “migração real e imaginada” de cabo-verdianos ao Luxemburgo.
A meta é o preparo de uma tese de doutoramento sobre as migrações da África Lusófona, sobretudo de cabo-verdianos, para o Grão-Ducado de Luxemburgo, com pesquisas em campo no Luxemburgo e em Cabo Verde. O selecionado deve frequentar também cursos e colóquios da Escola de Doutoramento de Ciências da Educação da universidade europeia.
Os candidatos devem ter diploma ou mestrado de sociolinguística ou linguística aplicada, antropologia, Língua Portuguesa, estudos africanos e crioulística, e ter bons conhecimentos sobre análise do discurso e etnografia linguística. Além disso, devem ter boas competências em Língua Portuguesa e em inglês, francês, alemão, luxemburguês ou crioulo cabo-verdiano. Há preferência para quem participou de estudos internacionais anteriores sobre migração.
O trabalho está associado ao projeto de Sociolinguística da Globalização da universidade europeia, que “estuda etnograficamente o movimento e a mobilidade como fenómenos sociolinguísticos e investiga o impacto da migração real e imaginada da vida sociolinguística, tanto onde esses fluxos têm origem no ‘Sul’ (Guiné-Bissau e Cabo Verde) quanto onde eles encontram seus destinos (temporários) no ‘Norte’ (Luxemburgo)”, diz a página de seleção da Universidade do Luxemburgo.
Na inscrição, os candidatos devem escrever uma carta de apresentação e enviar um miniensaio com seu repertório de linguística, um currículo académico e uma cópia do diploma de mais alto grau universitário em ficheiro PDF. As inscrições são através do Portal de Emprego da Universidade do Luxemburgo até o dia 3 de janeiro de 2014.
Fonte: Ventos da Lusofonia.
Fotos:
– Pessoas com computadores portáteis num jardim da Cidade da Praia, em Cabo Verde, a 27 de Março de 2009. PAULO NOVAIS / LUSA
– Familiares da tripulação da corveta NRP Baptista de Andrade na despedida da viagem para Cabo Verde. 12 de agosto de 2006, Base Naval do Alfeita. Almada. JOAO RELVAS/ LUSA