Língua portuguesa vive momento promissor

A segunda edição do curso no sistema de e-learning arranca no dia 15 de abril e prolonga-se até 31 de maio, com a duração de 40 horas.

“O curso destina-se prioritariamente a profissionais que tenham experiência ou que pretendam formação específica na área. São sobretudo professores e, na primeira edição, os formandos eram, na sua maioria, oriundos do Brasil ou então portugueses que estão a trabalhar em diferentes pontos do mundo”, disse Cristina Martins.

Os indicadores atualmente disponíveis sobre a posição relativa da língua portuguesa no mundo e sobre o seu peso na atividade económica internacional não deixam dúvidas sobre o potencial de crescimento do seu número de falantes, quer como língua materna, quer ainda, e decisivamente, como língua segunda e língua estrangeira, explica a nota informativa do curso.

A docente não tem dúvidas que o Português atravessa um “momento promissor”.

“O valor económico da língua portuguesa é cada vez mais reconhecido e para isso também contribui o Brasil e os países africanos. O português é uma língua com enorme expansão”, avançou.

A apresentação da segunda edição do curso sublinha ainda que “saber português torna-se, pois, importante para um número crescente de cidadãos do mundo, por um número muito variado de razões. Nestas circunstâncias, o português, sendo já uma língua de várias cores, reúne condições para o ser mais ainda no futuro”.

“Atender aos contextos em que os aprendentes do português se inserem e compreender os processos que estes mobilizam aquando da sua aquisição/aprendizagem serão, pois, objetivos a cumprir por parte de quem quer participar no seu ensino e na sua disseminação enquanto língua internacional”, concluiu a nota informativa da Universidade de Coimbra.

 

 

SSS // VM – Lusa/Fim

Fotos:

– Estudantes da Universidade de Coimbra. 12/05/1998. FOTO PAULO NOVAIS/LUSA.

– Universidade de Coimbra, 21 de setembro de 2011 . PAULO NOVAIS / LUSA

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top