25 February 2021
Nos Jogos Olímpicos de 2016, a realizar no Rio de Janeiro, o português vai ser a terceira língua oficial, juntando-se ao francês e ao inglês, os idiomas do COI.

Língua portuguesa pode tornar-se língua olímpica

O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, confirmou a vontade de constituir a língua portuguesa como língua de trabalho no Comité Olímpico Internacional (COI), um desejo que tem o apoio do Brasil.

Em Lausana, onde participou na Assembleia Geral Extraordinária da Associação de Comités Olímpicos Nacionais (ACNO), que decorreu entre 14 e 16 de junho de 2013, José Manuel Constantino teve uma reunião com o seu homólogo brasileiro, que se mostrou recetivo a participar nos trabalhos para elevar o português a língua oficial do COI.

«Há a vontade de conjugar esforços para que o português seja uma frente unida e forte», contou à agência Lusa o presidente do COP, que anteriormente já tinha recebido resposta positiva dos restantes países da lusofonia.

Constantino revelou ainda que nos Jogos Olímpicos de 2016, a realizar no Rio de Janeiro, o português vai ser a terceira língua oficial, juntando-se ao francês e ao inglês, os idiomas do COI.

«Será um passo importante», assegurou, confiante de que o objetivo a que se propõem os países lusófonos poderá ser bem-sucedido.

À margem da Assembleia Geral Extraordinária da ACNO, foi também feito o ponto da situação dos próximos Jogos da Lusofonia, previstos para o próximo mês de novembro em Goa, na Índia, tendo sido abordados os atrasos da organização, que serão debatidos numa reunião na próxima terça-feira, já sem a presença do Brasil. Ler o artigo completo.

Foto: O atleta português, David Rosa, à chegada à meta na prova de ciclismo- BTT Cross Country dos Jogos Olímpicos Londres2012. Londres, Inglaterra, 12 agosto de 2012. NUNO VEIGA/LUSA

Também poderá gostar

Sem comentários