Lauro Moreira assume a presidência da biblioteca Padre Euclides

Clarice Lispector foi madrinha de seu primeiro casamento. Por 45 anos, serviu em postos diplomáticos em Buenos Aires, Genebra, Washington, Barcelona e Marrocos. Também chefiou a Divisão de Difusão Cultural e o Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores.

De 2006 a 2010, foi ainda, o primeiro Embaixador do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Lisboa. A questão é: o que o embaixador Lauro Moreira, agora aposentado, faz em Ribeirão Preto? “Ribeirão entrou em minha vida quando me casei com uma pessoa daqui”, responde, referindo-se à esposa Liana, com quem vive já há 30 anos. “Quando me aposentei, optei por Ribeirão em busca de uma vida mais tranquila”, emenda.

Quando chegou, logo foi convidado pela amiga Fatu Antunes, coordenadora da Oficina Cultural Candido Portinari, a assumir a presidência da biblioteca Padre Euclides, instituição de mais de um século que pertence a Sociedade Legião Brasileira de Civismo e Cultura. “Percebo que, só pela longevidade, a biblioteca já é um milagre”, ressalta. Nesta nova diretoria, Fatu assume a vice-presidência.

Lauro diz que a biblioteca é uma forma que ele encontrou de colaborar com a vida cultural de uma cidade cheia de contrastes. “O que me impressionou foi o descompasso entre a riqueza econômica de Ribeirão e a pobreza cultural”, resume.

Para tanto, quer transformar a Padre Euclides num centro cultural e atrair o público por meio de palestras, cursos, recitais e eventos. O ex-diplomata sonha alto e e quer trazer nomes famosos das artes nacionais para projetos especiais no espaço. “Muitos são amigos que ficavam em casa, quando faziam turnês no exterior”, afirma. Ler o artigo completo (A Cidade)

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top