Lançamento da antologia de poesia “CAL & GRAFIA” de José Luís Mendonça

O lançamento da antologia de poesia “CAL & GRAFIA” de José Luís Mendonça, primeiro Prémio Nacional Cultura e Artes 2015, por toda a sua obra poética, realiza-se hoje, pelas 18h30, no Camões – Centro Cultural Português, em Luanda, com apresentação de Ângelo Pereira.

Segundo o autor, desde “Chuva Novembrina” (1981), ao mais recente poemário “Esse país chamado corpo de mulher” (2011), que totalizam três décadas de poesia, a presente antologia oferece uma visão de conjunto que permite anotar as possibilidades de evolução da arte do poema, através de um rigoroso processo seletivo que privilegiou a qualidade e a inovação temático-formal.
“Este livro dos meus livros inclui, assim, os poemas que considero definitivamente concluídos”, disse.
Esta segunda edição da Antologia “CAL & GRAFIA” é agora atualizada em extensão, pois a pena do autor celebra já trinta anos de poesia publicada. “Excluem-se dela as recensões críticas que nada acrescentam à primeira edição, porquanto a poesia se basta a si própria.”
Sobre a obra, o crítico Manuel Ferreira refere que José Luís Mendonça é “uma das vozes poéticas que continuam e vão prolongar o prestígio da melhor poesia angolana. Já o escritor António Quino afirma que “essas três instâncias, designadamente razão, trabalho e disciplina, condensadas na criatividade, valorizam a qualidade poética de José Luís Mendonça.”
“Dos nomes revelados ao longo dos anos 80 na poesia angolana produzida no país, José Luís Mendonça é um dos que mais se destacam pela vitalidade, rigor e continuidade da sua produção”, refere Francisco Soares.
José Luís Mendonça nasceu em Angola, em novembro de 1955, na comuna da Mussuemba, município do Golungo Alto. Licenciado em Direito pela Universidade Católica de Angola, é jornalista e poeta. Atualmente, está ligado profissionalmente à Edições Novembro-EP, onde exerce o cargo de diretor e editor-chefe do Jornal Cultura.

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top