Presidente do Instituto Internacional de Macau, desde Dezembro de 1999.

Foi membro do Governo de Macau durante 13 anos (1981 – 86 e 1991 – 99), com a tutela das áreas da Administração Pública, Educação, Cultura, Turismo, Juventude e Desporto.

Foi deputado eleito à 1.ª legislatura da Assembleia Legislativa de Macau (1976 – 80), onde presidiu à Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, e membro do Conselho de Redacção da Lei Básica da Região Administrativa Especial de Macau (1988 – 91).

Presidiu à Fundação Macau e aos Conselhos de Educação, Cultura, Juventude e Desporto de Macau.

Com participação activa em organismos internacionais, foi membro do Conselho Executivo da Organização Mundial de Turismo, presidente da EATA – East Asia Travel Association e presidente regional da PATA – Pacific Asia Travel Association, com sedes, respectivamente, em Madrid, Tóquio e Banguecoque.

Apresentou a candidatura oficial de Macau à UNESCO, em Paris, como membro associado, tendo coordenado o grupo de membros associados.

Além de funções docentes, presidiu à comissão instaladora do Instituto Politécnico de Macau, de que é presidente honorário, bem como à comissão permanente do Conselho da Universidade de Macau e à comissão que fez a conversão da Universidade da Ásia Oriental (privada) em instituição pública (Universidade de Macau), integrou as comissões instaladoras da Faculdade de Ciências da Educação e do curso de Administração Pública da Universidade de Macau e é professor convidado de várias universidades e director honorário do Centro de Estudos Comparativos de Culturas da Universidade de Soka (Tóquio), tendo sido também conferencista do Instituto da Defesa Nacional de Portugal e consultor da Universidade Aberta Internacional da Ásia.

É membro da Comissão Externa de Acompanhamento e Avaliação do Instituto do Oriente (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas) e participa regularmente em conferências académicas internacionais, tendo presidido à sessão sobre Multiculturalismo no Congresso sobre Diálogo das Civilizações, em Tóquio e Osaca, no âmbito da Universidade das Nações Unidas.

Foi presidente do Elos Internacional – Movimento da Comunidade Lusíada (1999 – 2003), com sede em Santos (Brasil), presidente da Direcção da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, a cujo Conselho Supremo preside agora, e está ligado a dezenas de outras organizações da sociedade civil.

Recebeu altas condecorações e outras distinções, de que se destacam a Ordem do Infante D. Henrique (Grande Oficial e Grã-Cruz), a Medalha de Valor de Macau e a Medalha de Mérito do Rio de Janeiro.

Tem obra publicada, de que se destaca “Macau e a Comunidade Macaense”, com 10 volumes, dos quais 8 já concluídos.

Currículo mais detalhado

 

 

Conferência – Programa – Comissão de Honra – Organização – Colaboração – Inscrição na Conferência

Folheto informativo

RELACIONADAS