Principais cargos desempenhados:

Presidente do Instituto Internacional de Macau, desde Dezembro de 1999, foi membro do Governo de Macau durante 13 anos, com a tutela das áreas da Educação, Cultura e Turismo (1981 – 86) e da Administração Pública, Educação, Juventude e Desporto (1991 – 99), tendo sido também responsável pelos assuntos da Transição e ligação à Comissão Preparatória da Região Administrativa Especial de Macau. Foi deputado eleito à 1.ª legislatura da Assembleia Legislativa de Macau (1976 – 80), onde presidiu à Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e à Comissão do Regimento e Mandatos, e membro do Conselho de Redacção da Lei Básica da Região Administrativa Especial de Macau (1988 – 91). Foi membro do Conselho Consultivo do Governador de Macau (1987 – 91) e presidiu aos Conselhos de Educação, Cultura, Juventude e Desporto de Macau.

Com participação activa em organismos internacionais, foi membro do Conselho Executivo da Organização Mundial de Turismo, presidente da EATA – East Asia Travel Association e presidente regional da PATA – Pacific Asia Travel Association, com sedes, respectivamente, em Madrid, Tóquio e Banguecoque. Apresentou a candidatura oficial de Macau à UNESCO, em Paris, como membro associado, tendo coordenado o grupo de membros associados.

 

No âmbito do ensino superior

Além de funções docentes, presidiu à comissão instaladora do Instituto Politécnico de Macau, de que é presidente honorário, bem como à comissão permanente do Conselho da Universidade de Macau e à comissão que fez a conversão da Universidade da Ásia Oriental (privada) em instituição pública (Universidade de Macau), integrou as comissões instaladoras da Faculdade de Ciências da Educação e do curso de Administração Pública da Universidade de Macau e é professor convidado de várias universidades e director honorário do Centro de Estudos Comparativos de Culturas da Universidade de Soka (Tóquio), tendo sido também conferencista do Instituto da Defesa Nacional de Portugal.

É membro da Comissão Externa de Acompanhamento e Avaliação do Instituto do Oriente (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas) e participa regularmente em conferências académicas internacionais, tendo presidido à sessão sobre Multiculturalismo no Congresso sobre Diálogo das Civilizações, em Tóquio e Osaka, no âmbito da Universidade das Nações Unidas.

 

Vida associativa

Foi presidente do Elos Internacional – Movimento da Comunidade Lusíada (1999 – 2003), com sede em Santos (Brasil), presidente da Direcção da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, a cujo Conselho Supremo preside agora, e é presidente da Assembleia Geral da Associação Promotora da Instrução dos Macaenses, do Conselho Consultivo da Associação da Gestão de Macau e do Conselho Consultivo do Conselho das Comunidades Macaenses.

É membro dos Conselhos de Curadores das Fundações do Santo Nome de Deus, Jorge Álvares e Casa de Macau, todas ligadas a Macau, do Conselho de Administração do Observatório da Língua Portuguesa e membro da Sociedade de Geografia de Lisboa e de várias outras organizações culturais e científicas nacionais e estrangeiras.

 

Condecorações e distinções

Grande-Oficial e Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, Medalha de Valor de Macau, Medalha de Mérito Pedro Ernesto da Cidade do Rio de Janeiro, Comenda Eduardo Dias Coelho, Paul Harris Fellow, Award of Excellence do Instituto de Estudos Orientais de Tóquio, Medalha Victor Hugo de Cultura, Prémio Cultural Min-On (Tóquio), Troféu D. Quixote do Conselho da Europa, nos Colóquios Internacionais sobre a Juventude e a Europa do Futuro, académico honorário da Academia Portuguesa de História, vários doutoramentos honoris causa e membro honorário do Liceu Literário Português e do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro e de numerosas outras associações e organizações académicas, culturais e sociais.

 

Foto: Jorge Rangel, em Macao, 20/03/1999. MANUEL MOURA / LUSA

RELACIONADAS