João Branco substitui diretora do CCP do Mindelo

A diretora do Centro Cultural Português do Mindelo reformou-se a 01 de janeiro, abrindo portas ao encenador João Branco, disse à agência Lusa fonte de embaixada de Portugal em Cabo Verde.

Segundo a fonte, Ana Cordeiro, que esteve 26 anos à frente do CCP do Mindelo, na ilha cabo-verdiana de São Vicente, vai manter-se, todavia, em funções até ao final deste mês para apoiar na transição da pasta João Branco, que é também diretor do Festival Internacional de Teatro do Mindelo (Mindelact), que cumpre este ano o 20.º aniversário.

Na “ora di bai” (“hora da despedida”), e numa carta, Ana Cordeiro agradeceu o “apoio e lealdade” das equipas que com ela trabalharam ao longo dos 26 anos, bem como aos escritores, atores, artistas e professores que ajudaram o Polo do Mindelo do CCP a cumprir a sua programação e, sobretudo, à população de São Vicente.

Ana Cordeiro lembrou que o Polo do Mindelo do CCP realizou centenas de atividades culturais, entre peças de teatro, exposições de artes plásticas, colóquios e palestras, edição e lançamentos de livros, entre muitas outras iniciativas.

João Branco, doutorado em Comunicação, Cultura e Artes e também funcionário do CCP do Mindelo há vinte anos, vai acumular as novas funções com as de diretor do festival de teatro, mas deixa a presidência do Mindelact, passando a liderar a Mesa da Assembleia Geral.

“Continuarei a colaborar com a nova direção em tudo o que for solicitado e estarei presente em todos os momentos importantes, a começar pelo desafio imenso de festejarmos a edição 20 do Festival Mindelact”, afirmou o encenador português, filho do autor e compositor José Mário Branco.

Para o substituir na presidência do Mindelact foi eleito, sábado passado, Daniel Nascimento Monteiro, que terá como vice-presidente Luísa Jardim.

Segundo Daniel Monteiro, a gestão futura assenta em cinco pilares: capacitar pessoas para desenvolver e promover as artes cénicas no país, preservar a memória do teatro, dar um caráter mais internacional à associação, exportando o teatro cabo-verdiano para fora do país, e procurar financiamento para dar viabilidade aos projetos do Mindelact.

Durante o mandato, de três anos, Daniel Monteiro quer também resgatar os sócios para que possam ter uma participação mais expressiva e ativa na associação.

JSD // APN – Lusa/Fim

Foto: João Branco, filho da actriz Isabel Alves da Costa e do cantor José Mário Branco, actor e cenógrafo, radicado na cidade do Mindelo, na Ilha de S. Vicente, em Cabo Verde. 26 de março de 2008. OMAR CAMILO / LUSA

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top