A Priberam é Parceira do OLP-Observatório da Língua Portuguesa
Lisboa, 2 de fevereiro 2022 – O investigador da Priberam Gonçalo Correia foi o vencedor da primeira edição do prémio Vencer o Adamastor, fruto de uma parceria entre o INESC e o jornal Público, com um trabalho no domínio da Inteligência Artificial (IA).
O prémio, a que corresponde também um valor de 20.000 euros, foi entregue ontem no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cujo discurso encerrou o evento.
Este prémio reconhece o trabalho de jovens investigadores na área da eletrónica, da computação e das tecnologias de informação e comunicação. Gonçalo Correia, que faz parte dos quadros da Priberam, desenvolveu um novo método capaz de ajudar a resolver dois dos maiores problemas dos modelos de aprendizagem automática: o seu impacto ambiental (reduzindo de forma significativa os elevados recursos de computação necessários) e a sua transparência.
Gonçalo Correia explica que o trabalho pelo qual foi premiado (designado Modelos Neuronais mais Transparentes e Compactos Usando Esparsidade) é baseado na sua tese de doutoramento e “foca-se na utilização de modelos neuronais em processamento de linguagem natural com o objetivo de melhorar a sua transparência e eficiência.”
Estes objetivos são conseguidos “através de técnicas relacionadas com ‘esparsidade’, e o trabalho já teve, felizmente, impacto na ciência e no desenvolvimento de mais métodos que consigam diminuir a pegada ecológica de grandes modelos de linguagem, bem como na melhoria da sua transparência e interpretabilidade – um dos desafios que é preciso ganhar para que o público em geral tenha mais confiança nos modelos de IA”.
“É com entusiasmo que vejo que este sentido de responsabilidade na área da Inteligência Artificial irá continuar no contexto do consórcio Centre for Responsible AI, do qual a Priberam faz parte”, concluiu o investigador.
Carlos Amaral, CEO da Priberam, manifestou a sua satisfação pela atribuição deste prémio a Gonçalo Correia, salientando “o investimento contínuo que a Priberam tem vindo a realizar ao longo dos anos na investigação e na ligação à academia como forma de criar produtos inovadores”.
Esta é a segunda vez que um investigador dos Priberam Labs é distinguido: André Martins, também da Priberam, recebeu em 2012 o Prémio Científico IBM – curiosamente no mesmo Salão Nobre do IST – também com um trabalho na área da Inteligência Artificial.