O Memorando de Entendimento será assinado pelo reitor da UNTL, Aurélio Guterres, e pela presidente do Camões, IP, Ana Paula Laborinho. Nos termos deste acordo, as duas entidades comprometem-se a “facilitar as condições físicas, humanas e legais para a execução do projeto ILP”.
O Instituto da Língua Portuguesa pretende promover o desenvolvimento de competências didático pedagógicas e tecnológicas para o ensino da e em Língua Portuguesa dos professores da UNTL, o desenvolvimento de competências comunicativas em Língua Portuguesa de funcionários públicos, sociedade civil e populações mais carenciadas e, ainda, o estabelecimento de parcerias com instituições universitárias dos países da Região para formação em Língua Portuguesa.
Na mesma cerimónia celebrar-se-ão parcerias entre a UNTL e diferentes instituições portuguesas de ensino superior.
O Camões, IP tem sido parceiro privilegiado do setor da Educação em Timor-Leste, pelo que a nova articulação agora delineada será enquadrada na matriz de relacionamento institucional decorrente da política de Cooperação do Estado português relativamente à RDTL.
A Língua Portuguesa é, a par do Tétum, o idioma oficial da RDTL, considerando-se pois que o seu efetivo domínio é um vetor fundamental para o desenvolvimento socioeconómico do país, contribuindo para a sua afirmação no contexto regional e internacional.
Por outro lado, em termos geoestratégicos, esta parceria surge num momento em que existe um interesse crescente pela Língua Portuguesa na região, o que cria um terreno propício ao desenvolvimento de projetos específicos.
Esta cerimónia de assinatura vai ser acompanhada pela televisão pública de Timor-Leste (TVTL), através de uma equipa de reportagem que para o efeito se desloca a Portugal.
Fonte: Camões, ICL
Fotos LUSA:
– Mulheres timorenses durante a cerimónia de comemoração do 11º aniversário da independência de Timor-Leste, Díli, Timor-Leste, 20 de maio de 2013. EPA/ANTONIO DASIPARU
– Sala de aula . Timor-Leste, Díli 06 de novembro de 1999. EPA PHOTO AFP/JIMIN LAI/jl/fl