Os últimos anos têm sido prolíferos em análises que nos dão conta de alguns défices de competências dos alunos no manejo da sua língua materna, nos vários planos: do conhecimento explícito da língua, da escrita, da leitura e da oralidade.
É hoje consensual a ideia de que devemos encarar o ensino-aprendizagem da língua numa perspectiva integrada e contínua, ao longo de todos os ciclos de escolaridade.
Ora, perante uma nova reforma curricular no Ensino Básico, é crucial debruçarmo-nos sobre as novas perspectivas, desafios e obstáculos que se têm vindo a desenhar nas políticas de ensino da Língua Portuguesa e nas práticas pedagógicas levadas a cabo na Escola.
É por essa razão que urge reflectir sobre as práticas de ensino da língua mas também da leitura e, especificamente, do modo como a Escola ensina as novas gerações a ler, a escrever e a contactar com o texto literário.
Assim, todas as comunicações livres a serem apresentadas neste II Encontro Internacional de Ensino do Português no Ensino Básico deverão versar, nuclearmente, um dos seguintes temas:
- Ensino do Português língua materna
- Ensino do Português L2
- Promoção da leitura
- Literacia dos adultos
- Promoção e desenvolvimento da Escrita
- Ensino precoce da Literatura
- A Oralidade em Contexto Lectivo
- Ensino da Gramática
- T.I.C e Ensino do Português
- Língua Gestual Portuguesa – Ensino Bilingue