3 March 2021

Homenagem a Miguel Real, 40 anos de Vida Literária

Ensaísta, dramaturgo, ficcionista, filósofo… Miguel Real está a ser homenageado na Guarda pelos seus 40 anos de vida literária.

A homenagem começou na passada sexta-feira na BMEL com uma exposição e uma conferência. A iniciativa vem no seguimento do reconhecimento da obra do ensaísta, que é também um especialista galardoado na obra de Eduardo Lourenço.

Iniciativa em parceria com a UBI que pretende reforçar o programa cultural da Guarda, candidata a Capital Europeia da Cultura 2027.

Àqueles que, nos próximos tempos, tiverem ocasião de passar pela Guarda, sugerimos que não percam a oportunidade de visitar a Exposição “Miguel Real — 40 Anos de Vida Literária“, inaugurada no passado fim de semana na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), onde permanecerá até dezembro. Esta iniciativa surge no âmbito das celebrações dos 40 anos (1979—2019) de vida literária, ensaística e dramatúrgica deste destacado vulto da cultura portuguesa, efeméride que continuará a inspirar a organização de um interessante conjunto de eventos.

Para além do Colóquio Miguel Real – 40 anos de escrita: ensaio, ficção, &tc., que teve lugar no dia 4 de outubro, acompanhando o lançamento da Exposição, poderemos contar com o Colóquio Miguel Real – 40 anos de escrita: a (re)criação dramatúrgica, com a performance da peça de teatro O Ano da Morte de Ricardo Reis, da autoria de José Saramago e adaptação dramatúrgica de Miguel Real e Filomena Oliveira (dia 6 de novembro de 2019, no Teatro Municipal da Guarda), e ainda, a fechar o mencionado ciclo comemorativo, com o Colóquio Miguel Real – 40 anos de escrita: o romance histórico no século XXI (dia 6 de dezembro de 2019, na sala de Tempo e Poesia da BMEL).

A FAL e o LabCom.IFP não poderiam deixar de se associar a esta Organização, que conta igualmente com o apoio da BMEL, da Câmara Municipal da Guarda, do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa, da ÉTER e outras Artes e do Instituto Politécnico da Guarda.

Também poderá gostar

Sem comentários

ARTIGOS POPULARES