Ao reunir pela 3.ª vez, o júri, constituído por José Correia Tavares, que presidiu, Cristina Robalo Cordeiro, Fernando Dacosta, Isabel Cristina Rodrigues, José Manuel de Vasconcelos e Violante Magalhães, deliberou por maioria, pois Isabel Cristina Rodrigues e José Manuel de Vasconcelos votaram em “A Cidade do Homem”, de Amadeu Lopes Sabino (Sextante).
As 99 obras admitidas ao concurso (mais 14 do que no ano passado), e dado que duas são de co-autoria, outras duas de um mesmo autor e mais duas de um outro, correspondem também a 99 escritores, 74 homens, 25 mulheres, tendo a chancela de 43 editoras (mais 10 do que no ano passado).
O Grande Prémio de Romance e Novela, no montante de 15 000 Euros, já distinguiu 25 autores, de 16 editoras, havendo 4 que bisaram: Vergílio Ferreira, António Lobo Antunes, Agustina Bessa-Luís e Maria Gabriela Llansol. Foram patrocinadores, relativamente a esta sua última edição: o Ministério da Cultura, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, o Instituto Camões, o Município de Grândola e a Sociedade Portuguesa de Autores.
Lisboa, 27 de Junho de 2011
José Correia Tavares
Vice-presidente