O governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, anunciou ontem durante um encontro com a imprensa estrangeira que pretende visitar ainda este ano países africanos de língua portuguesa para travar um primeiro contacto na tentativa de promover negócios.
Segundo confirmou à Lusa o subsecretário de Relações Internacionais do Rio de Janeiro, Pedro Spadale, está a ser estudada uma ida aos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) que passarão também a ser motivo de atenção para futuras cooperações do governador carioca, assim como já tem sido feito pelo governo brasileiro na esfera federal.
“Temos interesse em visitar Angola e Moçambique. Esses são os nossos planos. Ainda não temos uma data estabelecida para isso. Pensamos ainda para o final do ano”, declarou Spadale.
Segundo o representante do governo do Rio para assuntos internacionais, a visita será o pontapé inicial para a elaboração de futuros projetos a nível estadual com estes países.
“É algo que precisamos fazer não só pelo ponto de vista dos negócios, mas pela cooperação técnica em setores. É um começo, ainda não há cooperações com o governo do estado do Rio, só com o governo brasileiro, mas é o que estamos interessados”, enfatizou Spadale.
Da mesma forma que o Rio tem buscado conhecer melhores práticas em países desenvolvidos, avançou o subsecretário, “certamente podemos contribuir um pouco com os países africanos”.
O governador Cabral esteve na manhã de hoje a lançar para a imprensa estrangeira o vídeo da nova campanha publicitária do “Rio de Janeiro: a marca do Brasil” que será exibida em sessões de cinema e nos canais televisivos.

 

FONTE: Correio do Minho

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar