FLAD: uma ponte cultural para os Estados Unidos

A GÉNESE da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), em 1985, foi definido um campo de acção cultural que, a par de outros de cariz científico, educativo e técnico, deveria contribuir para o desenvolvimento económico e social do país, no quadro de um estreitamento das relações entre Portugal e os Estados Unidos da América. A FLAD iniciou assim um rigoroso trabalho neste sentido, sem se substituir ao que outras instituições, quer estatais, quer privadas, iam realizando.

Existindo nos EUA importantes comunidades luso-descendentes, fortemente arreigadas às suas tradições, a FLAD elegeu como prioridade a promoção da língua e cultura portuguesas. Foram atribuídos apoios a departamentos de estudos portugueses em universidades, quer junto das comunidades (Brown, UMass Dartmouth, Rhode Island College, Santa Barbara e Berkeley, entre outros), quer em centros académicos onde não existiam focos de emigração nacional (Georgetown, Ohio State, Wisconsin, Chicago ou Notre Dame).

Destaca-se a proposta de um Projecto da Língua Portuguesa destinado a sensibilizar as autoridades americanas para a crescente importância das comunidades de língua portuguesa e também o apoio concedido à primeira edição do principal Manual de Ensino de língua portuguesa nas vertentes continentais e brasileira (Ponto de Encontro), que se tornou obra de referência.

O apoio à tradução de textos fundamentais da cultura portuguesa foi também uma preocupação constante. O trabalho da FLAD em torno da figura do Abade Correa da Serra, amigo íntimo de Thomas Jefferson, desde a doação do seu espólio à Torre do Tombo até à recuperação do seu quarto na residência do terceiro presidente norte-americano em Monticello, chamou a atenção da sociedade civil e dos agentes culturais americanos para a importância das relações históricas entre os dois países. A criação de bolsas de estudo na Biblioteca Nacional de Portugal e na Torre de Tombo vieram aumentar o interesse pela cultura portuguesa entre as instituições académicas americanas, tendo delas usufruído autores e professores consagrados.

Ao mesmo tempo, em Portugal, a FLAD foi co-fundadora das Fundações Arpad Szenes-Vieira da Silva, de Serralves e ainda da Culturgest, enquanto constituía a sua colecção de arte contemporânea que veio estimular um mercado ainda incipiente. Apoiou também um elevado número de agentes culturais que desempenharam um papel fundamental na promoção da Cultura Portuguesa.

Ler artigo completo




Subscreva as nossas informações
Scroll to Top