4 March 2021

Festival exibe 40 filmes em São Tomé para “despertar interesse” dos são-tomenses

São Tomé, 16 fev (Lusa) – A terceira edição do festival Festfilm’17 – Memórias de São Tomé arrancou na noite de quarta-feira na capital são-tomense e até domingo exibe dezenas de filmes para “despertar os interesses” dos são-tomenses em produzir cinema.

São quase 40 filmes em competição, selecionados nas categorias de longa-metragem, curta-metragem, documentário e animação, cuja exibição conta com parcerias do Instituto Camões – Centro Cultural Português, Município português de Estarreja, Casa da Cultura, Aliança Francesa, Centro Cultural Brasil – São Tomé e Príncipe, entre outras instituições.

Hamilton Trindade, da organização do evento, encara a realização da terceira edição do Festfilm’17 como forma de “estimular novos hábitos nos são-tomenses e despertar os seus interesses em produzir filmes” no país.

Do conjunto dos 39 filmes, três retratam a história do passado colonial em São Tomé e Príncipe, sendo que dois deles foram exibidos na sessão de abertura de quarta-feira.

O terceiro filme sobre são Tomé e Príncipe será mostrado aos telespetadores no dia de encerramento.

Segundo a organização, trata-se de uma curta-metragem que mostra o processo da construção da cidade de São Tomé e “muitos edifícios emblemáticos da capital”

Os filmes vão ser exibidos alternadamente no Instituto Camões – Centro Cultural Português, centro cultural Brasil – São Tomé, Casa da Cultura e Aliança Francesa, bem como em sessões especiais que serão exibidas nas escolas.

“É um conjunto de filmes que nós escolhemos apenas para os miúdos e é uma aposta que nós fizemos de levar também o cinema às escolas, levar o cinema aos mais novos”, explicou Hamilton Trindade.

MYB // FPA – Lusa/fimsao tome film

Também poderá gostar

Sem comentários

ARTIGOS POPULARES