28 February 2021
"É uma vergonha! E é desconhecer a importância e potencialidade da Língua Portuguesa como língua de comunicação internacional!"

Fernando Gomes aceita saída da língua portuguesa do site da FIFA

Não há muito a fazer em relação à retirada da língua portuguesa do portal oficial da FIFA. Quem o confirmou foi o próprio presidente da Federação Portuguesa, Fernando Gomes, que se pronunciou sobre a decisão do organismo máximo do futebol mundial em abdicar do português em detrimento do russo na sua página oficial.

Em declarações à margem da cerimónia das Quinas de Ouro, Fernando Gomes foi questionado pelo SAPO Desporto sobre a saída da língua portuguesa do portal oficial da FIFA e qual seria a posição da FPF. Fernando Gomes frisou que a FIFA tem línguas oficiais e que resta à Federação Portuguesa de Futebol aceitar a decisão de trocar o português pelo russo.

“Já é do conhecimento público a saída da língua portuguesa do site da FIFA, tem muito a ver com o facto do campeonato do mundo de 2014 se ter realizado no Brasil. Daquilo que nós sabemos vai aparecer muito rapidamente a língua russa que tem a ver obviamente com o campeonato do mundo de 2018 na Rússia, portanto, essa foi a explicação que nos foi dada e que nós aceitamos dentro de critérios que são deles, e acima de tudo, quando nós sabemos que a FIFA tem línguas oficiais estabelecidas e são essas as línguas que aparecem normalmente nos sites”, respondeu Fernando Gomes ao SAPO Desporto.


Recorde-se que as línguas oficiais da FIFA são o inglês, francês, alemão, espanhol e árabe. A língua portuguesa é uma das mais faladas em todo o mundo com mais de 200 milhões de pessoas com o português como língua nativa. Curiosamente, a língua portuguesa é também o idioma mais falado entre os vencedores da Bola de Ouro com um total de 10 vencedores.

Fonte: Sapo Desporto

Fotos: 

– Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes (E), cumprimenta o Presidente da FIFA, Jospeh Blatter (D), após uma reunião na sede da FIFA, em Genebra, Suiça, 14 de fevereiro de 2012. FIFA / FOTO-NET / LUSA

– Cristiano Ronaldo, com o Presidente da FIFA,  Joseph Blatter, na cerimónia em que recebe a Bola de Ouro do ano 2015. Zurich, Suiça,  12 de janeiro de 2015. EPA/ENNIO LEANZA

Também poderá gostar

Sem comentários